Se você tem medo de falar em público, mas quer reverter esta situação, hoje nós vamos te apresentar algumas formas inovadoras para desenvolver a habilidade da oratória. Então, vem com a gente acompanhar algumas dicas de especialistas sobre como desenvolver a habilidade da oratória!
O que é a oratória?
Você com certeza já presenciou alguém falando perfeitamente bem em público. De forma eloquente e coesa, ficou admirado com a capacidade dessa pessoa. Nesse sentido, estamos falando de alguém que possui uma ótima oratória. Mas, oque vem a ser isso?
A princípio, a oratória é uma habilidade de comunicação, que envolve a capacidade de fazer discursos e apresentações impactantes. Em outras palavras, falar bem.
Saber falar bem em público exige uma certa capacidade persuasiva e argumentativa. Desse modo, é possível convencer a plateia/público sobre a relevância de determinada ideia.
✓ Veja também:
- Como Desenvolver a Inteligência Emocional?
- 15 Profissões Perfeitas para Quem Quer ser Nômade Digital
Além disso, a oratória desenvolve uma linguagem verbal e não verbal mais adequada para diversos tipos de situações em público. Logo, é uma maneira de utilizar uma comunicação mais assertiva e clara para sua audiência.
Por exemplo, imagine que você tem uma ideia sensacional para apresentar ao seu supervisor e demais sócios da empresa. Para convencê-los da relevância da ideia, é importante saber como transmitir essa informação através da oratória.
Entretanto, sabemos que muitas pessoas têm grande receio de falar em público. De acordo com uma pesquisa feita pelo jornal britânico Sunday, 41% dos 3 mil entrevistados dizem ter mais medo de falar ao público do que de morrer.
Porém, a boa notícia é que esse medo pode ser trabalhado para que você aprenda a falar bem com um grupo de pessoas, seja pequeno, médio ou grande. Por isso, hoje nós trouxemos algumas dicas inovadoras de como desenvolver a habilidade da oratória. Acompanhe.
Os desafios de falar bem em público
Antes de falarmos sobre como desenvolver a habilidade da oratória, é importante que você entenda que cada pessoa é diferente. Ou seja, as dicas que funcionam para uma, não necessariamente vão funcionar para outra.
Desse modo, o autoconhecimento é o ponto inicial para se falar bem em público. Com isso, os indivíduos podem enfrentar alguns desafios até atingir a eficácia de falar bem. Por exemplo:
- Nervosismo;
- Ansiedade;
- Desorganização;
- Timidez;
- Insegurança;
- Inexperiência.
Por isso, o objetivo das dicas para desenvolver a oratória é te ajudar a lidar com esses desafios que prejudicam a capacidade de expressão. Nesse sentido, atingir o objetivo do discurso sempre que necessário e ser entendido.
✓ Veja também:
Como desenvolver a habilidade da oratória?
Bom, você já percebeu a importância da oratória para nossa vida, especialmente a profissional. E se você é uma das muitas pessoas que precisam trabalhar essa competência, o conteúdo a seguir pode ajudar.
Desse modo, preparamos uma lista com algumas dicas que vão ajudar no processo de desenvolver a habilidade da oratória no seu cotidiano. Acompanhe:
1 – Faça exercícios de respiração para manter a calma
Uma dica muito legal para conseguir se acalmar antes de começar um discurso ou palestra, é fazer exercícios de respiração. Isso porque a técnica ajuda a manter o equilíbrio entre mente e corpo.
Você pode seguir a seguinte rotina:
- Primeiramente, inspire o ar lentamente, contando mentalmente até 6, estufando a barriga, não o peitoral;
- Em seguida, segure o ar enquanto conta até 4;
- Por fim, expire o ar rapidamente enquanto conta até 5.
2 – Preparação faz parte de desenvolver a habilidade da oratória
Uma segunda forma de desenvolver a habilidade da oratória é através do planejamento. Ou seja, esteja preparado para o momento de fazer a sua apresentação ao público.
Nesse sentido, o planejamento contribui para que o objetivo da fala seja alcançado. Então, é importante entender qual a sua audiência, pensando nas expectativas dos seus ouvintes e qual a melhor abordagem para apresentação.
3 – Use e abuse da técnica do storytelling
Uma forma bem interessante de desenvolver um tema com o público é por meio do storytelling. Desse modo, o storytelling serve para falarmos sobre experiências pessoais, casos de sucesso, comparações com situações do cotidiano, entre outros.
O objetivo do método é fazer com que a abordagem da fala não seja tão cansativa e chata de acompanhar. Dessa forma, uma boa história faz com que as pessoas enxergarem as ideias que estão sendo transmitidas com mais clareza.
Então, é o recurso perfeito para desenvolver suas técnicas de oratória.
4 – Postura é importante para desenvolver a habilidade da oratória
Por fim, e não menos importante, é importante sempre manter sua postura perante a plateia. Isso porque a postura corporal correta demonstra para o público que o apresentador está confiante e confia no que está falando.
Entretanto, não estamos falando em postura estética, mas sim na maneira como você, como palestrante, se comporta perante quem está ouvindo. Por exemplo, evite fazer movimentos bruscos ou deixar os ombros caídos.
Além disso, você também pode investir em cursos de oratória. Com o avanço da internet, existem diversas plataformas que oferecem o aprendizado, inclusive de forma gratuita.