Está com dúvidas sobre ambos exames e em qual deles pode se candidatar? Não se preocupe. Pois vamos te explicar qual a diferença entre ENEM e ENCCEJA! Desse modo, você vai entender como ambos funcionam e qual a diferença entre ENEM e ENCCEJA!
O que é o ENCCEJA?
A princípio, o exame do ENCCEJA ocorre todos os anos. Atualmente, ele é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP juntamente com o Ministério da Educação – MEC.
Nesse sentido, os órgãos preparam a prova gratuita. Portanto, quem realiza o exame e consegue atingir a pontuação necessária, tem o direito de tirar a certificação e o diploma de conclusão.
De antemão, esse sistema funciona muito bem para quem teve que abandonar os estudos, e agora decidiu retornar para conseguir uma melhor colocação no mercado profissional. Ou ainda, ingressar na faculdade.
Conforme um relatório do do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, de novembro de 2020, mais de 172 mil alunos deixaram de frequentar a escola. Desse modo, o ENCCEJA se torna uma ótima opção para essas pessoas.
Agora que você sabe o que é o exame, vamos entender qual a diferença entre ENEM e ENCCEJA! Acompanhe:
O que é o ENEM?
Se você está cursando o Ensino Médio, com certeza em algum momento ouviu falar do ENEM. Nesse sentido, o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, é uma prova que acontece todos os anos.
Antigamente, ela era aplicada em um único final de semana, geralmente no mês de outubro. Contudo, como forma de aliviar a carga sobre os candidatos, ela passou a acontecer em dois finais de semana.
Desse modo, uma prova ocorre em um domingo, e a outra no domingo da semana seguinte.
Além disso, o ENEM possui 180 questões objetivas e também uma redação. Nesse sentido, as questões são distribuídas entre quatro áreas do conhecimento estudados nos três anos do ensino médio. São elas:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol);
- Matemática e suas Tecnologias: Matemática;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.
Qual a diferença entre ENEM e ENCCEJA?
Primeiramente, o ENEM é uma prova tradicional e usada todos os anos para conceder acesso ao ensino superior público e privado em todo o país. Desse modo, até 2016 era possível concluir o Ensino Médio com o ENEM.
Entretanto, isso não é mais possível. Portanto, nesse momento, volta com força o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o ENCCEJA.
A princípio, a prova do ENCCEJA é uma opção mais acessível e rápida de finalizar o Ensino Fundamental ou Médio. Isso porque a prova ocorre em apenas um único dia e traz conteúdos específicos sobre os níveis do candidato.
Contudo, a complexidade da prova do ENEM dificultava (e muito) o desempenho de quem fazia a prova apenas para concluir seus estudos.
Portanto, o ENCCEJA serve para que alunos que não terminaram os estudos, consigam o diploma por meio da prova. Enquanto o ENEM serve para testar os conhecimentos do aluno e ajudá-lo a ingressar no ensino superior.
Quem fez o ENCCEJA pode participar do ENEM?
Se você fez o exame do ENCCEJA e gostaria também de participar da prova do ENEM, saiba que é possível!
Logo, se você tiver atingido a pontuação necessária no ENCCEJA e já estiver com seu diploma, pode realizar inscrição para o ENEM assim como qualquer outro candidato!