Quer saber se a dívida do FIES 2025 caduca? Então, você está lendo o artigo ideal. Falamos sobre a dívida do FIES, possibilidades e até mesmo descontos para quem tem saldo devedor no programa.
Dívida do FIES 2025 Caduca?
A resposta é não. Dessa forma, a dívida do FIES não prescreve com o tempo, o que significa que ela não caduca após 5 anos como outras.
Isso se deve ao fato do FIES ser um programa de financiamento estudantil do Governo Federal, e as dívidas com o governo não têm prazo prescricional.
Embora a dívida não caduque, o prazo para cobrança pode ser reduzido para 10 anos se o estudante estiver inadimplente.
No entanto, isso não significa que a dívida vai caducar após 10 anos. O estudante ainda será responsável pelo pagamento, mas com juros e correção monetária.
Assim, é importante lembrar que ter uma dívida do FIES em aberto pode trazer diversas consequências negativas.
É possível diminuir o valor da parcela do FIES 2025?
Sim, existem algumas maneiras de diminuir o valor da parcela do FIES. A mais comum é a amortização, em que você pode fazer pagamentos extras para reduzir o saldo devedor e, consequentemente, o valor das parcelas.
Outra maneira é o refinanciamento, que te permite renegociar o saldo devedor do FIES para obter uma taxa de juros menor ou um prazo de pagamento mais longo.
Os estudantes que estão inadimplentes, por outro lado, podem recorrer a iniciativas do governo, como o Desenrola FIES. Para saber mais, não deixe de acompanhar as atualizações de órgãos oficiais.
Porque o saldo devedor do Fies não diminui?
O saldo devedor do FIES pode não diminuir por diferentes motivos, sendo o principal deles o juros. Como um empréstimo bancário, o FIES cobra juros sobre o saldo devedor, o que significa que a sua dívida aumenta a cada mês, mesmo que você esteja pagando as parcelas em dia.
É possível que a dívida siga uma correção monetária, ou seja, o valor da sua dívida aumenta de acordo com a variação do IPCA.
Quem está com saldo devedor também tem o acréscimo de juros de mora e o valor de multa sobre a parcela do FIES.
Como pagar o Fies com desconto do governo?
O Governo Federal oferece descontos no pagamento da dívida do FIES para estudantes que se encaixam em determinados critérios.
Os descontos podem variar de acordo com o perfil do estudante, mas podem chegar a 99% do valor da dívida. Para ter direito ao desconto, o estudante precisa:
- Estar em dívida com as parcelas do FIES;
- Ter contratado o FIES até 2017;
- Estar inscrito no CadÚnico (alguns casos);
- Ter renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo (alguns casos);
- Ter recebido o Auxílio Emergencial em 2021 (alguns casos).
Para mais informações sobre como pagar o FIES com desconto do governo, você pode consultar o site da Caixa Econômica Federal.
Quem está em dia com o Fies tem direito ao desconto?
Sim, embora, o desconto do governo no pagamento da dívida do FIES tenha foco em estudantes que estão inadimplentes com o programa.
Estudantes que estão em dia com as parcelas do FIES têm direito ao desconto 12% no pagamento à vista das parcelas restantes. Há situações em que o aluno pode pedir o reajuste dos juros (principalmente com a mudança da Taxa Selic).
Por fim, a dívida do FIES 2025 caduca? Agora você já sabe a resposta, e que, inclusive, há diferentes possibilidades para ajudar estudantes que não conseguiram honrar suas dívidas anteriormente.