O Encceja Ensino Fundamental 2024 é feito para jovens com idade a partir de 15 anos que não concluíram a etapa em tempo hábil. Se você é uma das pessoas, nosso post trouxe os principais esclarecimentos, os temas cobrados, provas e inscrições do Encceja Ensino Fundamental 2024!
Encceja ensino fundamental 2024
A princípio, o programa Encceja tem o objetivo de certificar jovens e adultos que não concluíram os estudos no tempo correto. O exame acontece todos os anos, e através dele é possível obter uma certificação ou diploma.
Hoje em dia, a prova é composta com as fases do ensino fundamental e médio. Porém, nosso conteúdo vai focar no Encceja Ensino Fundamental 2024! Esta modalidade é destinada para jovens a partir de 15 anos que não concluíram esta etapa.
Para ter direito ao diploma, o participante precisa fazer uma prova objetiva e uma redação, e atingir a nota mínima estipulada. No entanto, são diversas questões sobre conteúdos cobrados no Ensino Fundamental.
Ou seja, é necessário se preparar com antecedência para obter uma boa nota, e assim, ter a chance de solicitar o diploma. Por isso, hoje vamos te contar os principais detalhes do Encceja Ensino Fundamental 2024. Acompanhe:
Quem pode fazer a prova
Primeiramente, o candidato deve seguir os requisitos do programa. As inscrições são para jovens e adultos com idade mínima de 18 anos, que desejam a certificação do Ensino Fundamental.
Com isso, os candidatos devem apresentar CPF e documento de identificação com foto no dia da prova. Brasileiros que vivem no exterior precisam informar o CPF, e também apresentar o número de passaporte.
Como é a prova do ENCCEJA ensino fundamental?
A princípio, o exame do Encceja Ensino Fundamental 2024 é composto de 30 questões de múltipla escolha e também uma redação. As provas são aplicadas em um único dia, divididas em dois períodos: matutino e vespertino.
De manhã, o exame traz conteúdos de ciências naturais e matemática. Na parte da tarde, a prova tem questões de português, língua estrangeira (que o aluno escolhe no momento da inscrição), educação física, história, geografia, e por fim a redação.
Por isso é tão importante saber o que estudar para o Encceja, uma vez que são diversas matérias cobradas em um único dia.
O que estudar para para o Encceja Ensino Fundamental
Agora que você já sabe as principais informações sobre o Encceja Ensino Fundamental, que tal acompanhar nosso guia com todos os conteúdos que você precisa estudar para se sair bem:
A princípio, os candidatos devem focar nos seguintes temas:
Matemática
- Raciocínio lógico
- Números negativos e positivos
- Conjunto de números
- Proporção e velocidade média
- Equações e fórmulas
- Probabilidade
- Porcentagem
- Análise de gráficos
História e Geografia
- Democracia e cidadania
- Campo e cidade no período contemporâneo
- Instituições econômicas na atualidade
- Transformações na geografia brasileira
- Organizações econômicas
Língua portuguesa e estrangeira e educação física e artística
- Gêneros textuais
- Compreensão da língua estrangeira
- Análise artística
- Compreensão básica de gramática
Ciências
- Recursos naturais e preservação do meio ambiente
- Saúde do indivíduo e autocuidado
- Tecnologia e ciência
- Teorias científicas
Fonte: Encceja
Como se inscrever no Encceja 2024?
Se você vai participar do Encceja Ensino Fundamental 2024, é preciso fazer sua inscrição corretamente. Para isso, preparamos um passo a passo que vai te ajudar nesta etapa:
- Primeiramente, você precisa acessar a página oficial do exame. Basta clicar aqui
- Em seguida, efetue o login na plataforma através do portal gov.br
- Feito isso, você vai precisar preencher um formulário. Lá devem constar seus dados pessoais. Atente-se para não colocar informações incorretas
- Siga as orientações do portal e envie sua inscrição
Calendário de inscrições
Por fim, é necessário conferir as datas para se inscrever no Encceja Ensino Fundamental 2024! Atualmente, as candidaturas acontecem de 22 de maio a 02 de junho.
Vale lembrar que não é preciso pagar taxa, e o exame é destinado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino.
Boa prova!