Enem 2024: Como fazer o pedido de isenção

Vai participar do ENEM 2024 e não sabe como pedir a isenção da taxa de inscrição? Então, não deixe de acompanhar o nosso artigo, no qual te mostramos os detalhes para fazer o pedido. 

Uma estudante com o caderno contra o colo sorri após a isenção da taxa do ENEM 2024
Imagem: Reprodução/Freepik

Como pedir a isenção do Enem 2024?

Alguns grupos de estudantes têm o direito de pedir a isenção de taxa para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Aliás, destacamos ao longo desse artigo quem tem o direito de fazer o pedido. 

Primeiramente, é necessário acessar a Página do Participante e realizar o login com sua conta Gov.br (CPF e senha). Então, você precisa clicar na opção “Justificativa de ausência/Isenção“. 

Todo o processo é muito intuitivo e uma IA vai te guiar do começo ao fim do pedido. Portanto, basta responder com atenção cada uma das etapas e você terá o seu pedido feito. 

Vale mencionar que se você fez o pedido em 2023 e não compareceu à prova, não é possível fazer o pedido antes da justificativa. Aliás, o processo de justificativa ocorre pelo mesmo caminho usado para a isenção, basta destacar qual o processo que você quer.

http://Uma%20estudante%20com%20o%20caderno%20contra%20o%20colo%20sorri%20após%20a%20isenção%20da%20taxa%20do%20ENEM%202024
CONTEÚDO RELACIONADO

Simulado ENEM: Questões com Respostas

Está estudando para ir bem na prova? Então, confira como encontrar simulados completos do ENEM.

QUERO CONFERIR
Você permanecerá no site atual

Qual o prazo de isenção do Enem?

Agora que você já sabe como se inscrever, é necessário participar dentro das datas que o edital do programa destaca. Assim, o prazo para solicitar a isenção do Enem 2024, foi entre 15 e 26 de abril de 2024.

Em caso de dúvidas, confira o edital para não perder os detalhes importantes para todos os participantes interessados. 

Uma estudante em frente ao notebook faz o pedido de isenção da taxa do ENEM 2024 

 

Imagem: Reprodução/Freepik

Como ver o resultado do pedido de isenção do Enem 2024?

Se você já fez o seu pedido de isenção dentro do período correto, a boa notícia é que o resultado já está disponível para consulta. Afinal, o Inep divulgou o resultado do pedido de isenção do Enem 2024 no dia 13 de maio de 2024.

Desse modo, você pode consultar o resultado na Página do Participante do Enem, que já destacamos anteriormente. Depois que você fizer o seu login, a página exibirá se o pedido teve ou não a aprovação.

Se o seu pedido foi aceito você poderá se inscrever no Enem gratuitamente durante o período de inscrições, que ocorrerão entre 27 de maio e 07 de junho como destaca o edital. Então, mantenha atenção ao calendário para não perder essa data tão importante!

Por outro lado, quem teve o pedido negado, tem a oportunidade de entrar com recurso até o dia 17 de maio de 2024. As instruções para entrar com recurso também estão disponíveis no edital e na Página do Participante.

O braço de um jovem mexendo no notebook

 

Imagem: Reprodução/Freepik

Mas basicamente, o estudante precisa enviar alguns documentos que comprovem a verdadeira necessidade de ser isento da taxa. O resultado do recurso fica disponível para consulta a partir do dia 24 de maio.

Quem tem direito à isenção do Enem?

Como apontamos aqui, alguns participantes têm direito à isenção da taxa de inscrição do Enem 2024, assim, se enquandram:

  • Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública: a isenção é automática, não precisa solicitar;
  • Estudantes que concluíram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada: desde que a renda familiar bruta mensal por pessoa não ultrapasse um salário mínimo e meio;
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica: necessário comprovar renda familiar e apresentar outros documentos.

Como fazer o pedido de recurso do ENEM 2024?

Você já sabe qual é o período para fazer a solicitação do recurso. Dessa forma, o recurso também é feito por meio da página do participante. 

Um jovem levanta o braço comemorando com um tablet na mão

 

Imagem: Reprodução/Freepik

Entrando na página, escolha a opção referente ao recurso após a exibição da mensagem de que o seu pedido foi negado. Basta seguir as orientações da IA para fazer o pedido. 

Por fim, não deixe de acompanhar o cronograma do ENEM 2024 para participar das próximas etapas do exame. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.