Enem 2024: Veja novo prazo de inscrição e isenção para moradores do RS

Sem dúvida, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma porta de entrada importante para as principais universidades do Brasil. Mas como fica o ENEM 2024 para quem mora em uma região afetada pelas chuvas do RS? É sobre isso que vamos falar a seguir, não deixe de conferir!

Uma estudante sentada fazendo uma redação
Imagem: Reprodução/Freepik

Novo prazo de inscrição Enem 2024 e isenção para moradores do RS

Nos últimos dias o RS tem visto o Brasil se mobilizar para ajudá-lo após as chuvas que alagaram a região. Desse modo, o governo ─ preocupado com a educação de seus futuros profissionais ─ anunciou uma medida em relação ao Enem 2024

Assim, Camilo Santana, Ministro da Educação, anunciou que todos os estudantes do Rio Grande do Sul estarão isentos da taxa do Enem. Além disso, os participantes também farão o exame sobre o regime de um cronograma exclusivo, que ainda não tem data para a divulgação.

A decisão pode beneficiar em torno de 40 mil participantes, custando algo em torno de R$ 3,5 milhões para os cofres públicos. 

Por outro lado, as inscrições para o Enem 2024 seguem fixas entre 27 de maio e 7 de junho para os participantes das outras regiões do Brasil. Para quem não é isento do pagamento, a taxa de inscrição é de R$ 85,00.

[lazy_recomendador]

acima_titulo= VEJA!

titulo= Taxa de inscrição do ENEM 

desc= Veja aqui o valor e prazos de pagamento!

botao= VER AGORA

sub_botao=*Você permanecerá no site atual

link= https://neteducacao.com.br/taxa-de-inscricao-enem-2025/

imagem= https://neteducacao.com.br/wp-content/uploads/2024/02/5-1.jpg

[/lazy_recomendador]

Quando é a prova do Enem 2024?

As provas do Enem 2024 todos os anos têm a sua aplicação em dois domingos consecutivos, de modo que este ano será:

Um estudante com o cotovelo na mesa escrevendo no caderno. Ao fundo é possível ver outra aluna estudando
Imagem: Reprodução/Freepik
  • 3 de novembro: Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira Moderna – Inglês ou Espanhol) e Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia);
  • 10 de novembro: Ciências da Natureza (Matemática, Física, Química e Biologia) e Redação.

O que vai cair na prova do Enem em 2024?

O conteúdo das provas do Enem tem como referência, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ela, portanto, define as competências e habilidades que os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica. Desse modo, os estudantes verão:

  • Linguagens e Códigos: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol);
  • Ciências Humanas: História, Geografia, Sociologia e Filosofia;
  • Ciências da Natureza: Matemática, Física, Química e Biologia.

Como estudar para o Enem sozinho?

Você talvez já tenha se perguntado se possível se preparar para o Enem 2024 estudando sozinho. E a resposta é sim, desde que você tenha disciplina e organização.

Uma aluna na sala de aula fazendo o ENEM 2024
Imagem: Reprodução/Freepik

Falando em organização, a primeira coisa que você pode fazer é elaborar um plano de estudos. Neste ponto você vai definir quais áreas precisa focar mais e quanto tempo dedicará a cada uma delas.

Se além de estudar sozinho você não tiver dinheiro para investir no preparo, aproveite os materiais de estudo gratuitos. Graças à internet, hoje é possível encontrar diversos materiais disponíveis online, como videoaulas, simulados e livros digitais.

[lazy_recomendador]

acima_titulo= DICAS

titulo= Dicas para ser Aprovado no ENEM

desc= Apostilas, Assuntos e Provas!

botao= CONFERIR

sub_botao=*Você permanecerá no site atual

link= https://neteducacao.com.br/dicas-para-ser-aprovado-no-enem-2024/

imagem= https://neteducacao.com.br/wp-content/uploads/2023/04/ENEM-32.jpg

[/lazy_recomendador]

Não pense que você precisa, de fato, estudar sem ajuda! Com isso em mente, participe de grupos de estudo. Assim, você pode trocar experiências com outros candidatos e tirar dúvidas, o que torna o aprendizado mais leve.

Uma estudante na mesa da escola com livros e cadernos abertos, estuda para o ENEM 2024
Imagem: Reprodução/Freepik

Outro caminho é fazer simulados, uma vez que eles são essenciais para avaliar seu desempenho e identificar suas áreas de fraqueza. E claro, aproveite para conferir as provas e gabaritos de provas anteriores, além das orientações que o INEP (órgão responsável pelo ENEM) disponibiliza. 

Com dedicação e estudo, você pode alcançar um bom resultado no Enem 2024 e conquistar a vaga dos seus sonhos na faculdade! Para acompanhar todas as novidades em torno do exame não deixe de conferir as atualizações diárias do NET Educação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.