O que é o ENEM Digital 2024? Hoje você vai sair desse artigo com a resposta para esta dúvida. Além disso, abordaremos as regras, datas para se atentar, e como realizar a sua inscrição.
O que é o ENEM Digital?
Não é segredo para ninguém que a cada dia que passa estamos modernizando/digitalizando muitos processos na sociedade. Em 2020 foi a vez do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Portanto, em decorrência da pandemia, sua primeira realização foi em 2022.
De todo modo, a tendência é que o modelo seja cada vez mais explorado, até chegar o momento de ser o único método de aplicação.
Como o ENEM digital funciona?
Se você pensou “que maravilha! Agora posso fazer o ENEM de pijama”, devemos te dar a triste notícia, de que não é bem assim. Uma das principais regras é que os participantes elegíveis, após a inscrição recebem a orientação de um local específico para fazer o exame em seu Cartão de Confirmação.
As provas digitais são feitas em computadores cedidos pelos órgãos responsáveis pela aplicação da prova, como o Inep. Além disso, tal qual a prova física, os participantes terão um local específico para fazer a avaliação.
Em relação à estrutura da prova, ela continua semelhante a física, composta pelo número de questões e uma redação. Os horários também são os mesmos, seguindo a seguinte forma:
- 1º dia de prova: Redação + Provas de Linguagens (Português, Literatura, Filosofia, Sociologia, Histórias, Artes e Língua Estrangeira). Os participantes terão 5H30 para a conclusão;
- 2º dia de prova: Matemática + Ciências Naturais (Biologia, Física e Química). Por não contar com redação, o tempo total do segundo dia é de 5 horas.
No ENEM digital, se você achar uma questão difícil, também é possível deixá-la para depois e voltar facilmente na página em seguida. Além disso, quem escolher esta modalidade, terá folhas de papel para usar de rascunho.
Pensando não apenas na modernização, mas também na acessibilidade, a prova também terá atendimento especializado. Para garantir a equidade entre os participantes, outras modalidades da prova estarão disponíveis para estas pessoas, sendo:
- prova ampliada;
- superampliada;
- com contraste;
- tempo adicional.
Outra regra que acompanha a modalidade, é que apenas pessoas que já concluíram o ensino médio ou estão no 3ª anos, podem escolher esta opção. Mas se tudo ocorrer conforme o MEC estima, em 2026, deve haver a adoção do modelo digital como padrão.
Como fazer a inscrição no ENEM digital 2024?
O modelo digital ainda acompanha o físico em diversos aspectos, inclusive na inscrição, que ocorre no mesmo período.
- Portanto, para se inscrever, é necessário entrar na página do participante.
- Em seguida, você precisa fazer login no portal GOV Br, preenchendo com o seu CPF e senha;
- Ao se direcionar para página do participante, você se deparará com uma IA, “Nanda”, que te auxiliará na inscrição como uma conversa ─ onde você disponibilizará seus dados;
- Depois que você preencher o formulário com atenção não deixe de confirmar sua inscrição, o que inclui fornecer:
- Dados pessoais;
- Questionário socioeconômico;
- Atendimento especializado ou não;
- Escolaridade;
- Língua estrangeira da prova;
- Local e contatos;
- Foto de identificação;
- Forma de pagamento ou isenção da taxa.
Este é um processo que de fato exige tempo e atenção, então, não faça às pressas ou se não estiver com disponibilidade.
Em relação às datas, se atente aos seguintes dias:
- Inscrições: 8 a 19 de maio;
- Aplicação das provas: 5 e 12 de novembro;
- Divulgação dos gabaritos: 24 de novembro;
- Resultado: 16 de janeiro de 2025.
Com informações: GOV