Atualmente é possível diagnosticar o Transtorno do Espectro Autista, bem como oferecer aprendizagem apropriada para crianças com TEA. Se você gostaria de atuar com esse público-alvo, veja aqui o que precisa saber sobre ensino de habilidades básicas para pessoas com autismo.
Precisa-se de profissionais
Não é à toa que cada vez mais se fala sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) e métodos de ensino para desenvolver crianças com TEA. De acordo pesquisadores internacionais, a cada 44 crianças, pelo menos uma vive no Espectro.
Dessa forma, é preciso que mais pessoas estudem, e se profissionalizem para trabalhar com crianças com TEA, com o propósito de obter seu desenvolvimento integral. Por isso, há cada vez mais formações e literatura especializada, para ajudar nesse objetivo.
Ensino de Habilidades Básicas para Pessoas com Autismo
Há um grande número de profissionais atuando com crianças com TEA que buscam por métodos mais eficientes de desenvolver as habilidades de seus pacientes. E foi por saber disso que o CEI Desenvolvimento Humano lançou uma espécie de manual de terapia ABA focado neste ponto.
Intitulado Ensino de Habilidades Básicas para Pessoas com Autismo, o livro é indicado para pessoas que tenham interesse no tema. No entanto, é voltado a auxiliar principalmente profissionais especializados, como psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, médicos, entre outros.
A obra foi escrita pelas especialistas em ABA e Educação Especial, Camila Graciella Santos Gomes e Analice Dutra Silveira. A produção foi desenvolvida em parceria com o CEI Desenvolvimento Humano, que testou a eficiência dos métodos indicados.
Desenvolvido pensando em profissionais que estão atuando com crianças com TEA no contexto da terapia ABA, a obra objetiva direcionar as intervenções. Desse modo, utiliza ilustrações para descrever procedimentos de ensino, e dispõe de protocolos para verificar a aprendizagem das habilidades.
Quais são as habilidades básicas para o autismo?
O livro trabalha os comportamentos simples, necessários para que as crianças consigam ter um aprendizado completo. Desse modo, aborda como trabalhar com as habilidades: atenção, imitação, linguagem receptiva, linguagem expressiva e pré-acadêmicas.
Como treinar as habilidades sociais do autista?
É importante entender que embora a obra seja considerada um excelente guia, ela foi desenvolvida para ser trabalhada na terapia ABA. Por isso, o ideal, para que se tenha um resultado eficiente, é que os procedimentos sejam realizados somente neste contexto.
Isso porque como analista de comportamento se faz uma avaliação inicial, para identificar as dificuldades de aprendizagem e falta de habilidades sociais do paciente. Assim, é possível preparar atividades e brincadeiras, entre outros tipos de intervenções para trabalhar as habilidades sociais.
Curso Ensino de Habilidades Básicas para Pessoas com Autismo
Além do livro, que pode ser usado como um guia, a Academia do Autismo dispõe do curso Ensino de Habilidades Básicas para Pessoas com Autismo. Assim como a obra literária, a formação é indicado principalmente para pessoas que atuam com terapia ABA.
Dividido em cinco módulos, o curso, que tem uma carga horária de 60 horas, disponibiliza certificado de conclusão. A formação é iniciada ensinando sobre o conceito de TEA e sua evolução, e como é feita a caracterização comportamental dos pacientes.
No segundo módulo os alunos aprendem sobre ciência do comportamento humano e Análise Aplicada do Comportamento (ABA). Para em seguida treinar as habilidades básicas do TEA nos módulos três e quatro, e aprender a construir um plano de intervenção individualizado no último módulo.