Espanhol no Enem: Truques para se dar Bem na Prova

A prova de Espanhol no Enem é uma parte importante na prova, visto que pode trazer pontos decisivos para a nota e fazer total diferença na média final. Por isso, veja nossas dicas para mandar bem!

Foto ilustrativa de estudo de espanhol
Foto: Banco de Imagens

O que cai na prova de Espanhol no Enem?

O estudante que fará a prova do ENEM sempre pode escolher entre duas opções na seção de Língua Estrangeira: inglês e espanhol. Nesse sentido, ao todo são 5 questões de múltipla escolha no primeiro domingo de aplicação da prova, junto da redação.

As questões seguem o estilo do ENEM, trazendo diferentes enunciados, com fotos e textos, para avaliar a capacidade do aluno em compreender a linguagem e produzir sentidos a partir da interpretação de texto. Por isso, é fundamental ter um bom domínio do idioma.

Foto de uma questão de Espanhol no Enem
Foto: Divulgação

Dicas para estudar para a prova de Espanhol no Enem

Veja dicas de estudos para aprender mais sobre os temas de espanhol do Enem:

1. Faça uma imersão no idioma

Procure criar um ambiente de imersão no idioma espanhol, consumindo conteúdo em sites, revistas, filmes e séries. A exposição constante ao idioma ajudará na familiarização com a sonoridade, vocabulário e estrutura gramatical. Nesse sentido, há uma série de aplicativos que podem te ajudar.

http://Inglês%20no%20ENEM
nota alta

Inglês no ENEM

Truques para se dar bem na prova!

Acessar!
Você permanecerá no site atual

2. Estude gramática

Por mais que possa parecer chato, é muito importante estudar as principais regras gramaticais do Espanhol. Embora a prova não seja discursiva, o Enem pode utilizar ‘pegadinhas’ sobre construções frasais do espanhol.

Isso porque, em muitas medidas, o espanhol é bem parecido com o português. Porém, há diferenças gramaticais bem cruciais e o exame quer justamente evitar que o aluno vá pela via fácil de associar à Língua Portuguesa.

Foto de uma gramática de Espanhol
Foto: Divulgação

3. Amplie o vocabulário

Ter um bom vocabulário em espanhol é essencial para compreender e responder as questões da prova. Por isso, a exposição a conteúdos diversos vai te ajudar a aprender novas palavras no idioma.

Para te ajudar, você ainda pode contar com o Chat GPT nos estudos. Isso porque a inteligência artificial pode funcionar como uma grande aliada para conversar e tirar dúvidas.

4. Invista na leitura estratégica

A leitura é uma habilidade crucial para se sair bem na prova de espanhol do Enem. É importante praticar a leitura de textos em espanhol, focando não apenas no entendimento geral, mas também na identificação de detalhes e informações específicas.

Outro ponto importante é expandir a compreensão cultural do idioma. Isso porque o espanhol é língua oficial em uma série de países, e o Enem pode relacionar as questões com temas de geografia e de atualidades, por exemplo.

Mais dicas para ir bem na prova de Espanhol no Enem

Veja mais dicas essenciais para a prova de Espanhol no Enem:

1. Cuidado com os falsos cognatos

Os estudantes brasileiros precisam ficar muito atentos às armadilhas da Língua Espanhola. Por mais que traga muitas semelhanças com o português, há uma série de falsos cognatos que enganam completamente os falantes; fique atento!

Foto da bandeira espanhola para ilustrar o tema de Espanhol no Enem
Foto: Banco de Imagens

2. Refaça as provas anteriores

Uma excelente maneira de se preparar para a prova de espanhol no Enem é por meio da resolução de provas anteriores. Isso ajuda a familiarizar-se com o formato das questões, o estilo de redação e o tempo necessário para cada seção. Além disso, permite identificar pontos fracos que precisam de mais atenção.

3. Mantenha a calma e gerencie o tempo

Durante a prova, é fundamental manter a calma e gerenciar o tempo de forma eficiente. Leia cuidadosamente cada questão, sublinhe palavras-chave e evite gastar muito tempo em uma única pergunta. Lembre-se de que o Enem é uma prova longa e é importante reservar tempo suficiente para todas as seções.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.