As inscrições para o Prouni 2023 já estão abertas e os interessados devem se inscrever até a data limite estipulada pelo Ministério da Educação. A seguir falamos sobre o cronograma e prazos para se candidatar.
Inscrições para o Prouni
Os participantes das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, podem participar da seleção para o Programa Universidade para Todos – Prouni em instituições privadas.
A princípio, o Ministério da Educação – MEC abriu as inscrições Prouni 2023 na última terça-feira (28) e a consulta para as vagas bolsas de estudo já acontece normalmente. Estão sendo oferecidas milhares de bolsas com 100% de custeio nas mensalidades dos cursos. Há também bolsas parciais, onde o aluno precisa pagar somente 50% da mensalidade.
Nesse sentido, os elegíveis para as inscrições para o Prouni 2023 são os candidatos que participaram das duas últimas edições do ENEM. Vale lembrar que a nota mínima é de 450 pontos, além de não poder tirar nota zero na redação.
Contudo, os participantes do ENEM que se inscreveram como “treineiros” não têm direito de participar da seleção do Prouni 2023! Lembramos ainda que é importante se inscrever o quanto antes para não perder o prazo.
Cronograma de inscrição Prouni 2023
Assim como todos os anos, o MEC divulga as datas de inscrições para o Prouni entre os meses de fevereiro e março. O calendário costuma ser apertado, com um prazo de, no mínimo, uma semana para os candidatos efetuarem sua inscrição.
A princípio, as inscrições para o Prouni 2023 acontecem entre os dias 28 de fevereiro e terminam no dia 03 de março, às 23h:59:59. Vale lembrar que para poder se candidatar, é necessário estar cadastrado no portal do gov.br, o mesmo utilizado para se inscrever no ENEM.
Porém, caso o participante ainda não possua cadastrado na plataforma, será redirecionado para criar um login e senha de acesso.
Apesar das inscrições para o Prouni terem aberto nesta semana, já era possível conferir a lista de bolsas oferecidas dias atrás. A consulta pode ser feita através da plataforma Acesso Único!
Para isso, o candidato deve clicar na aba “consulta de bolsas” e fazer a busca pelo nome da instituição de seu interesse ou município.
Todas as bolsas oferecidas são para estudantes que não possuem diplomas de nível superior. Ou seja, quem já é formado no Ensino Superior não pode concorrer.
Além disso, é necessário comprovar a renda familiar bruta mensal para poder concorrer a bolsas integrais, que consiste em até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já para as bolsas parciais, a renda mensal por pessoa pode ser de até três salários mínimos.
Agora, no caso de professores da rede pública de ensino que desejam se inscrever para o Prouni, podem se candidatar para cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, e os critérios de renda não são aplicados.