FIES para Funcionários Públicos: Pagamento pelo Governo e Regras

FIES para funcionários públicos é um tema que segue forte na lei brasileira. Afinal, o caminho é buscar soluções para casar as necessidades do estado com os benefícios educacionais; por isso, confira!

Foto de um estudante
Foto: Banco de Imagens

Funcionários públicos podem pedir o FIES?

O FIES é um programa aberto ao público brasileiro, sem fazer grandes distinções em relação à profissiões dos candidatos. Dessa maneira, os funcionários públicos podem fazer a solicitação do FIES caso integrem uma universidade privada no Brasil.

No entanto, para ter acesso ao programa, não pode se enquadrar em algum dos itens abaixo:

  • Já ter sido contemplado por outro plano do FIES;
  • Esteja inadimplente junto ao Programa de Crédito Educativo;
  • Beneficiário de bolsa integral do PROUNI;
  • Renda bruta familiar inferior ao valor da mensalidade, visto que podem ser contemplados pelo PROUNI.
Foto da página do FIES
Foto: Divulgação

Projeto do abatimento do FIES para funcionários públicos

Em relação ao pagamento da dívida do FIES, tramita na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que pretende abater o saldo devedor do Fundo de Financiamento Estudantil para os funcionários públicos do setor de saúde, direito e engenharia.

A proposta visa incentivar os estudantes do FIES a ingressarem no funcionarismo público após o término da gradução. No fim de setembro de 2023, o Projeto foi aprovado pela Câmara, mas ainda precisa passar pelos setores financeiros da Casa.

Foto do Congresso Nacional Brasileiro
Foto: Divulgação

Por enquanto, ainda não se tem as porcentagens do abatimento que os estudantes poderão ter caso atendam as condições do programa. A expectativa é que ao longo de 2024 tenha-se mais novidades sobre o Projeto de Lei e suas implicações.


Abatimentos do FIES para funcionários públicos já previstos pela Lei

Na legislação atual já há textos sobre o abatimento do FIES para funcionários públicos. Os professores da rede pública de educação básica com ao menos 20 horas semanais de trabalho podem solicitar a redução mensal de 1% no montante do FIES.

Vale ressaltar que o desconto no FIES incide sobre toda a soma de juros e parcela do mês. O pedido para o abatimento pode ser feito diretamente no site da SIMEC com cadastro e senha.

Os profissionais da área de saúde também contam com um abatimento de 1% em cima do montante total, principalmente para os que estiveram trabalhando durante a pandemia de Covid-19.

Para solicitar o abatimento, é preciso acessar o site da FIESMED e cumprir o processo de solicitação do abatimento ou da cârencia estendida para o financiamento.


Dicas para inscrever-se no FIES

O estudante brasileiro que pretende ingressar no FIES pode seguir algumas dicas:

1. Conheça os requisitos

Antes de começar o processo, certifique-se de que você atende a todos os requisitos estabelecidos pelo programa. Isso inclui critérios de renda, participação em exames como o ENEM, entre outros.

Foto da página do FIES
Foto: Divulgação

2. Participe do ENEM

Para se qualificar para o FIES, é necessário ter participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir de 2010. Mantenha-se informado sobre as datas de inscrição e prepare-se bem para o exame.

Além de apenas fazer a prova o desempenho no ENEM é um dos principais critérios para a seleção no FIES. Dedique tempo para estudar e se preparar adequadamente para o exame.

3. Mantenha-se atualizado

Fique atento aos prazos de inscrição e ao calendário do FIES. Atrasos podem fazer com que você perca a oportunidade de participar do programa. Além disso, pepre todos os documentos necessários, como comprovantes de renda, documentos pessoais e histórico escolar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.