FIES Social Inscrição 2024: Passo a Passo e Prazos

Estudantes de baixa renda já podem se inscrever no FIES sabendo que têm muito mais chances de obter uma vaga. Veja aqui tudo que precisa saber sobre a nova regra e como fazer o FIES Social Inscrição 2024, para, quem sabe, iniciar um curso superior neste ano.

Estudante posa para foto na sala de aula com colegas ao fundo
Imagem: Freepik

O FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) foi criado pelo Ministério da Educação, por meio da lei 10.260 em 2001. A iniciativa foi desenvolvida com o propósito de facilitar o acesso ano nível superior, fornecendo empréstimo estudantil a estudantes.

O FIES se tornou uma excelente opção para quem não consegue bolsa de estudos pelo Prouni, nem acesso a universidade pública pelo SISU. Isso porque é um financiamento diferenciado, que oferece condições e prazo de pagamento muito melhores que os de instituições financeiras.

O estudante que obtém FIES só precisa começar a pagar seu financiamento após se formar, e ainda tem o valor de sua parcela definido de acordo com sua renda. Além disso, não vê sua dívida aumentando a cada ano de curso, pois tem juros zero em seu empréstimo.

redação

Repertório ENEM 2024 para Redação

Estratégias para tirar NOTA MIL!

Conferir!
Você permanecerá no site atual

Quem pode solicitar o FIES?

Assim como outros programas governamentais estabelecidos por lei o FIES tem regras rigorosas, incluindo os critérios de participação. Dessa forma, para poder se inscrever para tentar obter o financiamento, você precisa atender aos seguintes requisitos:

  • Ter renda familiar mensal per capita de no máximo 3 salários mínimos;
  • Ter participado do Enem, alcançado no mínimo 450 pontos de média nas provas e pelo menos 400 pontos na redação.

É importante ressaltar, que estudantes que têm renda familiar de no máximo 1,5 salário mínimo por pessoa, obtêm vantagens no financiamento. Isso porque não precisam apresentar um fiador para a contratação do empréstimo estudantil, como os demais candidatos.

Jovem universitário posa sorridente no corredor da universidade com colegas ao fundo
Imagem: Freepik

FIES Social

Firme em seu objetivo de garantir acesso e permanência no ensino superior a alunos de baixa renda, o Governo Federal acaba de estabelecer o FIES Social. A nova regra do programa de financiamento, que já é válida, reserva 50% das vagas de cada edição do FIES para jovens menos favorecidos.

Para requisitar o FIES Social, o estudante tem que comprovar que têm renda familiar per capita de no máximo meio salário mínimo. Também é preciso ter Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e, é claro, cumprir o requisito referente ao Enem.

Outras vantagens do candidato FIES Social

Não é só a reserva de vagas que o candidato ao FIES Social terá como vantagem segundo estabelecido pela Resolução nº 58/2024. O estudante que obter uma vaga deste grupo, poderá financiar até 100% dos encargos educacionais cobrados pela instituição de Ensino Superior.

E de acordo o edital do FIES 2024, os candidatos de baixa renda que não conseguirem vaga dentro do limite de 50% do total, têm preferência na Lista de Espera. Ou seja, as chances são dobradas para quem se enquadra como candidato do FIES Social.

Jovens universitários levantam as mãos para participar da aula
Imagem: Freepik

Prazos FIES 2024

Se você pretende participar do FIES 2025, seja dentro da nova regra ou não, precisa ficar atento aos prazos estabelecidos no edital. Veja abaixo o cronograma desta edição:

  • Inscrições FIES 2024: de 12 a 15 de março;
  • Resultados da chamada única: de 21 a 26 de março;
  • Complementação das informações da inscrição: 22 a 26 de março;
  • Convocação da lista de espera: 28 de março a 30 de abril.

FIES Social Inscrição 2024

Se você atende aos critérios de participação segundo a nova regra, e gostaria de se inscrever na edição atual, você só precisa acessar o portal do FIES dentro do prazo. Veja abaixo um passo a passo para fazer FIES Social Inscrição 2024:

  1. Acesse o Portal FIES clicando aqui;
    Portal FIES
    Imagem: Reprodução
  2. Em seguida acesse sua conta no Login Único usando seu CPF e senha (mesma conta usada na inscrição do Enem);
  3. Depois, preencha os dados solicitados sobre o candidato e seu grupo familiar. Não é preciso marcar uma opção para o FIES Social, pois o sistema identifica os candidatos conforme a renda familiar per capita informada;
  4. Indique curso de seu interesse, além do estado, cidade e instituição onde quer estudar (até três opções);
  5. Pronto, você está inscrito.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.