Já saiu a Lista de Aprovados FIES 2023. O Fundo de Financiamento Estudantil – FIES divulgou nesta terça-feira (14), o resultado da chamada única do FIES 2023, primeira edição. A lista de aprovados já está disponível no site oficial do programa do governo federal, conhecido como Portal de Acesso Único.
Os candidatos tiveram acesso a 67.301 mil vagas e, segundo o Ministério da Educação, os cursos mais procurados foram Medicina, Direito e Enfermagem, seguidos por Odontologia, Psicologia e Fisioterapia.
Fui aprovado, e agora?
Agora, os aprovados na pré-seleção precisarão acessar o mesmo site novamente para fazer a complementação de sua inscrição. O prazo vai de 15 até as 23h59 do dia 17 de março, ou seja, de quarta a sexta-feira desta semana. Fique atento para não perder o prazo!
É importante se lembrar que, após realizar os procedimentos no sistema, o aluno deverá se dirigir à instituição de ensino na qual se inscreveu para entregar a documentação exigida. O prazo para isso é de até 5 dias.
Em seguida, ainda é necessário comparecer à Caixa Econômica Federal, em um prazo de até 10 dias após a matrícula na instituição de ensino para assinar o contrato de financiamento a fim de ter direito ao benefício.
Estudantes não classificados terão segunda chance
Os estudantes não classificados na primeira chamada já serão redirecionados automaticamente a uma lista de espera. Eles deverão concorrer às vagas remanescentes que não forem preenchidas na primeira chamada e serão convocados entre os dias 21 de março a 18 de maio de 2023.
Confira abaixo o calendário para este primeiro semestre:
- Inscrições: 7 a 10 de março (já finalizado);
- Resultados: 14 de março.
- Complementação de inscrição para os aprovados em primeira chamada: 15 a 17 de março
- Convocação dos candidatos que ficaram em lista de espera: 21 de março a 18 de maio.
O que é o FIES
De acordo com informações do site oficial do Governo Federal, o FIES é um programa do Ministério da Educação (MEC) que foi instituído em julho de 2001 a fim de conceder financiamento a estudantes que desejam cursar universidades privadas de qualquer lugar do Brasil que estejam ligadas ao programa.
É uma oportunidade para estudantes que não possuem condição de arcar com as mensalidades da universidade durante o período de sua graduação.
Desde o ano de 2018, o programa já possibilita juros zero e uma escala de financiamento que varia de acordo com a renda familiar que o candidato comprova no ato da assinatura do contrato.
Diferente do ProUni, os estudantes beneficiados precisarão pagar as prestações correspondentes ao financiamento após concluírem seus estudos, respeitando seu limite de renda.