Já saiu a Lista de Aprovados FIES 2023. O Fundo de Financiamento Estudantil – FIES divulgou nesta terça-feira (14), o resultado da chamada única do FIES 2023, primeira edição. A lista de aprovados já está disponível no site oficial do programa do governo federal, conhecido como Portal de Acesso Único.

Os candidatos tiveram acesso a 67.301 mil vagas e, segundo o Ministério da Educação, os cursos mais procurados foram Medicina, Direito e Enfermagem, seguidos por Odontologia, Psicologia e Fisioterapia.
Fui aprovado, e agora?
Agora, os aprovados na pré-seleção precisarão acessar o mesmo site novamente para fazer a complementação de sua inscrição. O prazo vai de 15 até as 23h59 do dia 17 de março, ou seja, de quarta a sexta-feira desta semana. Fique atento para não perder o prazo!
É importante se lembrar que, após realizar os procedimentos no sistema, o aluno deverá se dirigir à instituição de ensino na qual se inscreveu para entregar a documentação exigida. O prazo para isso é de até 5 dias.
Em seguida, ainda é necessário comparecer à Caixa Econômica Federal, em um prazo de até 10 dias após a matrícula na instituição de ensino para assinar o contrato de financiamento a fim de ter direito ao benefício.
Estudantes não classificados terão segunda chance
Os estudantes não classificados na primeira chamada já serão redirecionados automaticamente a uma lista de espera. Eles deverão concorrer às vagas remanescentes que não forem preenchidas na primeira chamada e serão convocados entre os dias 21 de março a 18 de maio de 2023.
Confira abaixo o calendário para este primeiro semestre:
- Inscrições: 7 a 10 de março (já finalizado);
- Resultados: 14 de março.
- Complementação de inscrição para os aprovados em primeira chamada: 15 a 17 de março
- Convocação dos candidatos que ficaram em lista de espera: 21 de março a 18 de maio.
O que é o FIES
De acordo com informações do site oficial do Governo Federal, o FIES é um programa do Ministério da Educação (MEC) que foi instituído em julho de 2001 a fim de conceder financiamento a estudantes que desejam cursar universidades privadas de qualquer lugar do Brasil que estejam ligadas ao programa.
É uma oportunidade para estudantes que não possuem condição de arcar com as mensalidades da universidade durante o período de sua graduação.
Desde o ano de 2018, o programa já possibilita juros zero e uma escala de financiamento que varia de acordo com a renda familiar que o candidato comprova no ato da assinatura do contrato.
Diferente do ProUni, os estudantes beneficiados precisarão pagar as prestações correspondentes ao financiamento após concluírem seus estudos, respeitando seu limite de renda.
MAIS LIDAS


