Atualmente, a maioria das pessoas quando tem dúvidas ou quer se informar sobre algo faz uma busca pelo Google. Mas você já ouviu falar sobre o Google Scholar? Se ainda não, veja aqui tudo que você precisa saber sobre essa poderosa ferramenta.
Google Scholar
Diferente de uns 30 anos atrás, fazer um trabalho de pesquisa se tornou uma tarefa muito mais simples, já que você nem precisa sair de casa. Uma pesquisa no Google e você encontra tudo que precisa sem muita dificuldade.
Contudo, nem tudo que se encontra na internet é confiável, pois qualquer pessoa pode publicar textos online, tenha ela real conhecimento do que fala ou não. Foi pensando em resolver esse problema que a Google criou o Google Scholar.
Chamado aqui no Brasil de Google Acadêmico, o portal foi lançado em 2004, com o propósito de ser uma ferramenta de busca específica para pesquisas acadêmicas. Em outras palavras, é uma plataforma segura para você pesquisar para aquele trabalho da escola ou faculdade.
Para que serve o Google Scholar
Basicamente, o Google Scholar é uma espécie de imensa biblioteca online, que reúne não só livros, mas também artigos e teses, entre outros documentos acadêmicos. E todo esse material são selecionadas de fontes confiáveis, como revistas científicas renomadas.
Dessa forma a plataforma é o local perfeito para você fazer as pesquisas necessárias para seus trabalhos escolares e acadêmicos. Isso porque você não corre riscos de utilizar informações incorretas e acabar zerando sua nota.
Como funciona o Google Acadêmico
Assim como sua versão de pesquisa geral, o Google Acadêmico tem um funcionamento bastante simples. Você só precisa entrar com palavras-chaves, temas, títulos ou autores na barra de pesquisa e clicar na lupinha, que a plataforma vai lhe trazer resultados.
É possível filtrar sua pesquisa por idioma, data e tipo de publicação, e você pode inclusive fazer uma pesquisa avançada. Aliás, você pode salvar o que encontrar para olhar depois, e ainda organizar em pastas por assunto.
Também tem opções como seguir seus autores favoritos e receber notificações quando eles publicarem. E você pode compartilhar os seus trabalhos e até mensurar o aproveitamento de seus conteúdos por outros pesquisadores.
Melhor forma de usar o Google Acadêmico
Se você quer começar a usar o Google Acadêmico e quer tirar o melhor que a plataforma pode oferecer, nós temos algumas dicas para otimizar suas pesquisas:
Otimize suas pesquisas para melhores resultados
Use termos específicos e relevantes como palavras-chave, somados a termos genéricos, e você terá resultados mais precisos. Não esqueça de usar aspas duplas quando quiser fazer uma pesquisa exata, bem como os filtros, principalmente de idioma e data de publicação
Aproveite todos os recursos a sua disposição
Na hora de pesquisar aproveite as possibilidades da pesquisa avançada, que te dá opção de busca por todas as palavras de forma aleatória ou da frase exata, ou ainda de algumas. Você também pode definir se as palavras precisam estar no título ou no texto.
A pesquisa avançada ainda possibilita que você busque conteúdos pelo autor, e até indicando onde o artigo que você procura foi publicado. Se preferir pode fazer uma pesquisa por citações ou artigos com temas semelhantes ao de seu interesse.
Salve seus resultados e compartilhe seus trabalhos
Crie seu perfil no Google Acadêmico, para poder salvar conteúdos encontrados para ler depois, e organizar tudo em pastas. Depois adicione seus trabalhos na plataforma para poder compartilhá-lo com outros usuários.