O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e é por isso que você deve conhecer suas solicitações. Saiba mais sobre as soft skills e hard skills e como desenvolver cada uma delas. Leia mais sobre hard skill e soft skills.
Entenda cada tipo de habilidade
Os empregadores procuram funcionários que possuam soft skills e hard skills. Mas você sabe o que são essas habilidades?
Embora as soft skills sejam transferíveis em vários empregos, as hard skills são necessárias para realizar um trabalho específico.
O que são hard skills?
Hard skills são habilidades necessárias para realizar um trabalho específico.
Essas habilidades são normalmente adquiridas por meio de educação e treinamento, e são necessárias para prosseguir e ter sucesso na carreira.
A maioria das vagas de empregos incluirá uma lista de habilidades difíceis que os candidatos devem ter para se qualificar para o cargo.
Por exemplo, se você está se candidatando a um cargo de editor, uma habilidade difícil necessária para esse trabalho é a capacidade de editar textos.
A maioria das hard skills podem ser avaliadas e medidas de forma quantificável.
Algumas empresas exigem que você tenha prova de que possui uma habilidade difícil, como uma certificação, por exemplo.
Você também pode ser solicitado a concluir um teste durante uma entrevista para mostrar que consegue realizar uma determinada habilidade difícil.
O que são as soft skills?
Soft skills são qualidades de personalidade e habilidades interpessoais que definem as interações de uma pessoa com os outros.
Elas são habilidades relacionadas à forma como você trabalha e se conecta com o mundo.
Pensamento crítico, resolução de problemas, empatia cognitiva ou emocional, falar em público, redação profissional, trabalho em equipe, alfabetização digital, liderança, atitude profissional, ética de trabalho, gerenciamento de carreira e fluência intercultural são exemplos dessas habilidades.
As soft skills são mais comumente vistas como atributos de personalidade que você pode aprimorar durante sua jornada.
Esses atributos podem ser usados se você estiver gerenciando seu tempo, se comunicando com outras pessoas ou enfrentando uma circunstância desafiadora pela primeira vez.
Soft skills também são importantes para o sucesso da maioria dos empregadores.
Afinal, quase todo trabalho exige que os funcionários se envolvam entre si de alguma forma.
Tipos de soft skills
As soft skills incluem os atributos pessoais, traços de personalidade e habilidades de comunicação necessárias para o sucesso no trabalho.
As soft skills incluem:
- Adaptabilidade;
- Comunicação;
- Compromisso;
- Pensamento criativo;
- Confiabilidade;
- Liderança;
- Audição;
- Ética de trabalho;
- Trabalho em equipe;
- Positividade;
- Gerenciamento de tempo;
- Motivação;
- Solução de problemas;
- Pensamento crítico;
- Resolução de conflitos;
- Negociação.
Como desenvolver cada habilidade?
1) Faça um curso online
Hoje em dia, você pode aprender quase tudo online, desde hard skills como Photoshop e Engenharia de Rede até soft skills como gerenciamento de projetos e negociação.
2) Solicite feedback de outras pessoas
O melhor método para desenvolver essas habilidades é tomar consciência de seus pontos fortes e fracos, solicitar críticas, observar e ouvir aqueles que têm um relacionamento excepcional com os outros e exercitar o desenvolvimento de habilidades em todos os relacionamentos.
3) Obtenha um treinador
Um coach ou um mentor pode ajudá-lo a melhorar habilidades sociais específicas de forma rápida e eficaz, pois adaptam o processo de aprendizado e prática a você.
Trabalhar com um coach pode ser extremamente benéfico para o seu desenvolvimento como líder.