Inscrição FIES 2025: Inscrição Passo a Passo e Prazos

Hoje falamos sobre o processo de Inscrição FIES 2025! Além de ter um passo a passo simples e completo, também respondemos dúvidas que rodeiam a cabeça de estudantes e pessoas interessadas em participar do programa.

Close em uma aluna que segura alguns cadernos na mão
Imagem: Reprodução/Freepik

Como funciona o Fies para 2024?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que oferece financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições privadas. Assim, o programa foi criado em 1999 e, desde então, já beneficiou mais de 3 milhões de estudantes.

Para participar do Fies em 2024, o estudante deve seguir alguns passos, mas nós reunimos ao longo desse artigo.

Dessa forma, o financiamento pode ser de até 100% do valor das mensalidades do curso. Além disso, o pagamento das parcelas só começa a ser feito após a conclusão do curso.

Os juros do financiamento são de 6,5% ao ano, de modo que o estudante deve começar a pagar após a conclusão do curso. Aliás, o financiado pode parcelar o seu pagamento em prazo até 3 vezes superior à duração do curso.

Para facilitar o acesso, todo o processo de inscrição no Fies ocorre pela internet, no site do Ministério da Educação (MEC). As inscrições são abertas duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre.

Uma aluna sentada em um puff estuda para o vestibular com seu notebook
Imagem: Reprodução/Freepik

Depois que é feita a inscrição, os estudantes se classificam de acordo com a sua nota do Enem e a renda familiar. Portanto, os participantes com as melhores notas e as menores rendas têm mais chances de serem selecionados.

Após a seleção inicial, o MEC convoca quem passou para comparecer à instituição de ensino e assinar o contrato de financiamento.

Sem dúvida, o Fies é um programa importante que ajuda a democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil. Ele oferece uma oportunidade para que estudantes de baixa renda possam realizar o sonho de cursar uma faculdade.

Quando abre inscrições do Fies 2025?

De acordo com o calendário oficial do Fies 2025, as inscrições para o primeiro semestre do programa serão abertas no dia 22 de janeiro e encerrarão no dia 25 de janeiro. Os alunos poderão conferir os resultados a partir do dia 30 de janeiro.

http://Faculdades%20que%20Pagam%20Bem%202024
carreira

6 Cursos com salário inicial ALTOS

Conferir!
Você permanecerá no site atual

Como me inscrever no Fies 2025?

Então, você quer saber como se inscrever no Fies 2024? Como falamos acima, reunimos um passo a passo a seguir muito simples de seguir:

quatro alunos reunidos mexem em um notebook, onde acompanham a Inscrição FIES 2025
Imagem: Reprodução/Freepik
  • Acesse o site do Ministério da Educação (MEC) e clique no link “Fies”;
  • Clique no link “Fies Seleção”;
  • Crie uma conta no sistema Fies.
  • Preencha o formulário de inscrição, informando os seus dados pessoais, a sua renda familiar e a sua intenção de curso.
  • Anexe os documentos solicitados, que são:
    • Documento de identidade;
    • CPF;
    • Comprovante de renda familiar;
    • Comprovante de escolaridade;
    • Comprovante de residência;
    • Clique no botão “Enviar”.
Três alunos reunidos mexem em um notebook, onde acompanham a Inscrição FIES 2025
Imagem: Reprodução/Freepik

Agora, com a inscrição feita, não deixe de acompanhar as atualizações no portal oficial do MEC. Afinal, é lá que o resultado ficará disponível.

Desse modo, você precisa assegurar de ter feito todo este processo com atenção para não anexar documentos errados ou inserir informações incorretas.

Quem não fez o Enem pode se inscrever no Fies?

Não, quem não fez o Enem não pode se inscrever no Fies. Isso porque o Enem é um requisito obrigatório para participar do programa.

E até aqui, já estamos por dentro das principais dúvidas acerca da Inscrição FIES 2025. Mas em caso de mais dúvidas, recomendamos acompanhar as novidades acerca deste e outros processos seletivos aqui, no NET Educação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.