Intercâmbio 2023: Regras, Preço, Países, Tipos e Dicas Valiosas

Com a pandemia, muita gente teve o sonho de fazer uma viagem internacional adiada. Mas agora, com as fronteiras abertas, o intercâmbio 2023 voltou a ser posssível. Portanto, neste texto falaremos sobre as regras e principais tipos de intercâmbio 2023 para você se programar. Confira.

Intercâmbio 2023
Intercâmbio 2023

O que é intercâmbio e como funciona? 

Um intercâmbio 2023 nada mais é do que um período de viagem em outro país com o objetivo de melhorar o idioma em uma língua estrangeira e ter troca cultural.

A prática surgiu no século XIX na Europa e se espalhou para o mundo todo, sendo adaptada para as diferentes culturas e economias.

Podendo durar de algumas semanas a dois anos, para fazer um intercâmbio é necessário conseguir um lugar para estudar ou trabalhar em outro país (agências de viagens facilitam o processo) e atender os requisitos de cada modalidade.

✓ Veja também:


Quais os principais tipos de intercâmbio 2023?

Dessa forma, intercâmbios possuem diferentes tipos que se encaixam em diferentes realidades e sonhos. Vem conhecer os principais tipos!

Educacional

Em programas educacionais, o intercambista viaja para outro país para passar algumas semanas ou meses e passa parte do seu dia fazendo um curso do idioma local, e a outra parte tem livre para explorar a localidade e conhecer a cultura local.

Intercâmbio 2023
Imagem: Pexels

Work And Travel 2023

Você sabia que é possível viajar para outro país e ainda ganhar em dólar por isso? Essa é a premissa do work and travel! Na modalidade, jovens universitários entre 18 e 28 anos de idade vão para os Estados Unidos e trabalham em funções de atendimento ao público como garçons, caixas de restaurante, concierge e hostess.

✓ Confira também:

Work and travels sempre acontecem durante as férias de verão do Brasil e tem duração de até quatro meses podendo ser de novembro a fevereiro. E ah nem tudo é só trabalho! O último mês, chamado de Grace Period, é reservado para que o intercambista possa viajar e conhecer mais dos Estados Unidos.

Au Pair

Au Pair é outra modalidade muito procurada por quem sonha em fazer um intercâmbio, mas não tem muito dinheiro. A modalidade também é de trabalho e consiste em viajar, ficar em uma host family (ou seja, família que hospeda) e cuidar das crianças da família.

As intercambistas dessa modalidade recebem salário na moeda local e têm direito a um curso de idioma durante o intercâmbio.

Foto: Abobe Stock

Intercâmbio 2023 de High School

O High School é destinado a estudantes mais jovens, que estão cursando o ensino médio. Nele o intercambista tem a oportunidade de estudar um semestre letivo ou um ano inteiro num país, aprendendo e convivendo na cultura local e morando com uma Host Family. 

Voluntariado

Outra ótima oportunidade para quem aprender um novo idioma mas não tem muito dinheiro, em programas de intercâmbio voluntário ou intercambista algum serviço de forma voluntário (como ensinar idiomas ou fazer limpeza em hostels, por exemplo) e em troca, recebe hospedagem e alimentação de forma gratuita.

O site WorldPackers, foi fundado por um brasileiro e conecta viajantes com locais que oferecem intercâmbio voluntário em todo o mundo e também dentro do Brasil.


O que é preciso para se fazer um intercâmbio?

Os pré-requisitos variam de cada tipo de programa de intercâmbio mas, de forma geral, é necessário ter um visto válido para o país que você quer viajar, saber o suficiente do idioma local para conseguir se fazer entender e possuir um local para ficar e estudar/trabalhar dependendo da modalidade. 

Intercâmbios de trabalho possuem requisitos mais específicos, para Au Pairs é necessário ser mulher (homens não podem fazer essa modalidade). A idade mínima varia dependendo do país mas, para os EUA (país mais procurado para essa modalidade) é preciso ter entre 18 e 26 anos.

Já para o Work and Travel é necessário ter visto de trabalho para os EUA, ser estudante universitário e ter entre 18 e 28 anos. Para as modalidades educacionais é possível participar estando em idade escolar para o High School ou em qualquer idade para programas de curso de idioma internacional!


Qual o valor de um intercâmbio?

Como visto, intercâmbios possuem uma grande variedade de preço, sendo necessário pagar apenas o transporte e recursos básicos para programas de voluntariado e trabalho ou ter um preço mais caro para os programas educacionais.

Os programas de High School para os Estados Unidos possuem um preço médio de 7 mil dólares por semestre, já para ir para o Canadá é possível fazer um semestre por 6 mil dólares. Já intercâmbios de curso de idioma saem a partir de  mil dólares por algumas semanas.


Países aceitam intercâmbio 2023?

Praticamente todos os países aceitam intercambistas sendo uma modalidade muito conhecida internacionalmente.

É possível achar opções de programas de curso de idioma,  high school e voluntariado no exterior para praticamente todos os países! Já as modalidades de Work And Travel e Au Pair são mais populares para os Estados Unidos.


Dicas de segurança para intercâmbio 2023

Apesar de algumas modalidades de intercâmbio poderem ser feitas de forma independente, é recomendável que você faça através de uma agência de viagem.

Agências de viagem são empresas especializadas no tema. Além disso, elas possuem conhecimento jurídico para te dar respaldo legal e segurança caso algum imprevisto na sua viagem ocorra – você pode ter um desentendimento com sua host family e precisar ir pra outra por exemplo.

Por fim, elas são indispensáveis em viagens para menores de idade como o High School, dando conforto e segurança para o adolescente que está viajando e a família que ficou no Brasil.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.