Isenção do ENEM 2023: Quem Tem Direito e Como Solicitar

A isenção do ENEM 2023 é um procedimento permitido aos alunos que se enquadram nas regras desse processo seletivo. Em virtude disso, separamos informações sobre quem tem direito e como solicitar a fase de isenção do ENEM 2023. Confira tudo neste post.

publicidade
Isenção do ENEM 2023
Isenção do ENEM 2023

O que é ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio é o processo seletivo de maior importância no Brasil. Isso deve-se ao fato de que através dessa prova, os alunos podem ser inseridos nas instituições de categoria pública e privada.

publicidade

O ingresso às instituições públicas é permitido por meio da realização do Exame Nacional do Ensino Médio. A inscrição é feita através do Sistema de Seleção Unificada para unidades públicas ou no Programa Universidade para Todos também chamado de ProUni, para instituições privadas.

Já o financiamento estudantil  é conhecido como FIES. Veja a seguir mais detalhes e saiba quem tem direito a isenção do ENEM 2023.

✓ Veja também os posts a seguir e saia na frente!

publicidade

Inscrição ENEM

A inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio acontece de forma online. Por meio do portal do INEP vinculado ao Enem, o aluno pode realizar a inscrição do processo seletivo de forma fácil e rápida. Para isso basta seguir o passo a passo abaixo:

publicidade
Imagem: Portal Inep
  •  Insira os dados pedidos;
  •  Preencha as informações do questionário;
  •  Realiza envio dos dados.

Se o estudante já tiver cadastro no sistema, basta inserir o CPF e a senha, caso contrário é preciso realizar um cadastro no sistema de forma detalhada. 

publicidade

Isenção da taxa do ENEM 2023

A isenção da taxa do Enem é possibilidade do aluno realizar a prova sem ter de pagar a taxa de inscrição. Todo vestibular ou concurso realiza uma cobrança aos inscritos e com o ENEM não é diferente.

Imagem: Pexels

Entretanto, de acordo com a lei, inscritos que estejam inseridos dentro do regulamento, podem realizar o processo seletivo sem a necessidade de pagamento de inscrição.

publicidade

O Exame Nacional do Ensino Médio acontece da mesma forma. Veja a seguir mais detalhes e saiba quem tem direito a isenção do ENEM 2023.


Quem tem direito à isenção do ENEM 2023?

O processo de isenção do ENEM, como mencionado acima, pode ser disponibilizado para alunos que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Ou ainda para aqueles que estudaram nas instituições privadas mas com regime de bolsa integral.

Estudantes com situações de vulnerabilidade econômica, inscritos no CADÚnico e que podem comprovar a condição de baixa renda, podem realizar a prova sem a necessidade de cobrança do valor de inscrição.

publicidade

Veja a seguir mais detalhes e saiba como solicitar o processo de isenção do ENEM 2023.

✓ Se adiante e confira também:

publicidade

Como solicitar a isenção da taxa do ENEM?

O processo de isenção do ENEM também pode ser solicitado através do portal de atendimento do Exame Nacional do Ensino Médio informado acima.

É importante lembrar que toda a solicitação referente ao Enem, precisa de um cadastro prévio. Dessa forma, após a realização do cadastro basta que o estudante clique na aba relacionada à isenção.

A atendente online vai solicitar informações sobre estudante, assim como número do CPF, data de nascimento, logo após basta clicar em solicitação de isenção. Vá para iniciar solicitação de isenção.

publicidade
Imagem: Pexels

O portal oficial do Enem esclarece quais são os grupos que podem ser inseridos na gratuidade da taxa.

A confirmação de dados será pedida neste momento como uma forma de facilitar a vida dos estudantes que não têm acesso ao CEP- Código de Endereço Postal.

O portal oficial do Enem disponibiliza a possibilidade de busca por meio do site dos Correios.

publicidade

Informações sobre escolaridade, assim como local onde você frequentou o ensino médio, serão perguntas feitas no processo de isenção do ENEM 2023.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Isenção do ENEM 2023: Quem Tem Direito e Como Solicitar

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.