O Enem se tornou essencial para quem quer sonha com um diploma de graduação, mas nem todo mundo consegue arcar com a taxa de inscrição. Se você é uma dessas pessoas, veja aqui se tem direito e como solicitar a isenção do Enem 2025.
Por que devo fazer Enem?
Embora tenha sido criado com outro objetivo, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se tornou uma importante ferramenta para acessar o Ensino Superior. Isso porque tornou-se critério obrigatório para os principais programas governamentais que disponibilizam vagas de graduação.
Dessa forma, para participar do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e Programa Universidade para Todos (Prouni), você precisa ter feito o Enem. Pois a avaliação dos candidatos para definir sua classificação usa como base a nota do Exame.
Aliás, se você tiver intenção de tentar obter um empréstimo estudantil do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), também precisa ter participado do Enem. E ainda pode utilizar sua pontuação no Exame para melhorar sua nota no vestibular, ou até para ter acesso direto em algumas universidades.
O que é preciso para fazer o Enem?
Diferente dos programas que o exigem, o Enem não consta com uma longa lista de exigências quando se fala de quem pode participar. Em suma, você só precisa ser brasileito, e ter documento de identidade e CPF.
É possível fazer o Exame mesmo que ainda não esteja concluindo o Ensino Médio ou esteja formado, porém, somente na condição de treineiro. Ou seja, como forma de se preparar para fazer as provas para valer. Contudo a nota de treineiro não é aceita para acesso ao Ensino Superior.
Qual o valor da taxa de inscrição do Enem 2025?
Para participar da prova, é preciso se inscrever dentro do prazo, que consta no cronograma da edição, e pagar uma taxa de inscrição. O valor da taxa de inscrição do Enem 2025 é de R$ 85, e você pode pagá-la por boleto, pix, cartão de débito ou de crédito.
Quem não precisa pagar a taxa de inscrição do Enem 2025?
Lembrando que o Enem foi colocado como requisito para programas de acesso à graduação, com objetivo de facilitar o ingresso no Ensino Superior para todos os brasileiros. Dessa maneira, para que possa ser utilizado por todas as classes sociais, conta com a opção de isenção de taxa.
Todavia, não é todo candidato que pode solicitar a isenção do Enem 2025, é preciso se encaixar em alguns critérios. Então veja abaixo quais são as exigências, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep):
- Estar cursando a última série do Ensino Médio no ano de 2024, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
- Ter cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, tendo renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
- Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.
Fonte: Inep
Isenção do Enem 2025
Se você se encaixa nos critérios acima descritos e gostaria de solicitar isenção do Enem 2025, precisa acessar o portal do programa de 14 a 25 de abril. Veja abaixo um passo a passo de como fazer a solicitação:
- Acesse a página do Enem no portal do INEP clicando aqui;
- Clique em Página do Participante;
- Na página clique em Entrar com Gov.br;
- Faça login caso já tenha cadastro ou cadastre-se com seu CPF;
- Então clique em Solicitar Isenção;
- Em seguida preencha o formulário de solicitação de isenção de taxa de inscrição;
- Anexe a documentação solicitada para confirmar seu direito à isenção, conforme indicado no edital do Enem 2025;
- Revise as informações preenchidas e se estiver tudo ok é só confirmar;
Pronto, agora você só precisa verificar o resultado de acordo com o cronograma da edição.