As Línguas Estrangeiras no ENEM 2024 te dão medo? Não precisa temer, hoje vamos te ajudar a se preparar para essas questões. Venha até o final desse artigo, e confira dicas que vão te mostrar que é possível arrasar nessas questões!
Qual língua escolher no ENEM?
Essa é uma pergunta que no final é mais pessoal do que geral, no entanto, podemos te ajudar a respondê-la. O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) avalia duas línguas além do português, o Inglês e o Espanhol.
A decisão da língua é feita no ato de inscrição, de modo que o estudante pode e deve confirmar no Cartão de Confirmação do ENEM. Vale destacar que cada participante escolhe apenas uma língua estrangeira.
As questões, portanto, integram a área de conhecimento de “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação”.
Das 45 questões desse caderno, apenas 5 são de língua estrangeira. Então, não há motivo algum para temer essa parte, pois, o seu conteúdo não é tão vasto quanto as outras matérias.
Entretanto, se você não tem afinidade com nenhuma das duas línguas, é recomendado escolher apenas uma o quanto antes. Um erro comum é o participante escolher o espanhol por parecer o português, isso dá espaço para cair em pegadinhas, principalmente de falsos cognatos.
O falso cognato é uma palavra que parece ter um significado que não tem. Isso acontece principalmente por questões fonéticas, um grande exemplo é a palavra “Push” em inglês. Comum em portas, é possível que as pessoas pensem que significa “Puxe”, enquanto a sua tradução é “Empurre”.
O inglês está mais presente no nosso vocabulário, e isso pode nos dar a impressão de que estamos mais habituados a ele. Mas não é bem assim, ambas as línguas, apesar de suas aparentes facilidades, exigem um tempo de dedicação para o seu aprendizado.
Como Estudar Inglês e Espanhol?
Hoje, felizmente contamos com uma incrível ferramenta chamada internet, e por meio dela, atividades como aprender uma nova língua se tornaram mais acessíveis.
A seguir reunimos algumas opções que podem te ajudar, e claro, você também pode recorrer a aulas particulares se tiver condições, interesse e disponibilidade:
- Aplicativos: hoje, temos o conhecimento de milhares de anos na palma da mão, literalmente. Então, por que não usar? Apps como o Duolingo, são verdadeiras pontes para o conhecimento. O mais legal é a forma de aprender com atividades interativas e sistemas de incentivo;
- Leitura: em uma breve pesquisa no Google, hoje podemos acessar textos em suas línguas originais. Não apenas livros, mas artigos es espanhol e inglês, são ótimos materiais para você trabalhar a sua leitura. Aqui também se enquadra a legenda (em inglês) de um vídeo ou filme;
- Rotina de estudo: na era da informação é perigoso pecar pelo excesso, então é importante definir o que e como você vai estudar. Lembre-se que é possível aliar diversas atividades como a leitura, as atividades de aplicativos, cursos gratuitos, entre outras;
- Veja as questões anteriores: o ENEM disponibiliza as suas provas e gabaritos de todas as edições em sua página oficial no portal do MEC (Ministério da Educação). Desse modo, é possível conferir as questões de outros anos e entender melhor o que está te aguardando.