Uma das recomendações do próprio MEC (Ministério da Cultura), para os alunos, é ler mais para escrever melhor. Por isso, hoje vamos trazer uma lista completa com os Livros mais Cobrados no ENEM 2024.
Livros mais cobrados no ENEM 2024
Quando falamos nos “livros mais cobrados no ENEM”, não podemos nos esquecer que a literatura é apenas uma das partes no caderno de questões de “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias“. Além disso, vale enfatizar que na prova as perguntas tratam sobre trechos ou outras perspectivas acerca do livro.
Assim, ler todos os livros da lista pode te ajudar de diversas formas, principalmente na produção textual. É importante que os estudantes também vejam a leitura como um hábito para além da obrigação para um processo seletivo.
Muitas das obras que aparecem com frequência no ENEM e em vestibulares, são clássicas. Desse modo, não são apenas matéria para prova, mas também forma de ampliar o conhecimento e a compreensão da sociedade e da cultura brasileira.
Apesar da nossa lista compor livros que marcam presença em muitas edições, é importante ler outras obras, que também podem aparecer.
Lista com livros mais cobrados no ENEM
Reunimos dez obras entre os livros que têm maiores aparições, além disso, trouxemos suas datas e um pequeno resumo. Estas obras estão basicamente entre o período literário do Romantismo (1836 a 1881) e Modernismo brasileiro (1922 a 1945).
- O Cortiço ─ Aluísio Azevedo (1890): o livro aborda a vida dos moradores de um cortiço no Rio de Janeiro do século XIX. A obra aborda temas que até parecem atuais, como a exploração dos mais fracos pelos mais fortes, e a luta pela sobrevivência em meio à pobreza;
- Macunaíma ─ Mário de Andrade (1928): já se perguntou como seria um herói brasileiro? Para Mário de Andrade, seria um homem sem caráter, preguiçoso e traiçoeiro. Da floresta amazônica para a grande São Paulo em busca de aventuras, esse é um livro que todo brasileiro deveria conhecer;
- Dom Casmurro ─ Machado de Assis (1899): quem nunca esteve em uma roda e ficou perdido quando fizeram uma piada interna sobre “Bentinho e Capitu”? A verdade é que mesmo lendo esse livro, você pode acertar as questões do ENEM, mas ficará a dúvida: “traiu ou não traiu?”;
- O Guarani ─ José de Alencar (1857): entre os famosos Romances Indianistas, não dá para deixa José de Alencar de fora. Afinal, sua obra retrata o nosso herói nacional, Peri, que vive em meio aos conflitos dos portugueses e espanhóis do século XVII, a busca pelo amor de Cecília;
- Grande Sertão: Veredas ─ João Guimarães Rosa (1956): Entre uma das obras mais ousadas da nossa literatura, não podemos deixar de fora este livro. Pare um pouco para ouvir as histórias de Riobaldo, Guimarães apresenta um vocabulário único, dono de uma construção sem igual.
Outros livros que você precisa conferir
Acima reunimos livros que se destacam na lista, mas você pode ler outras obras também. Elas são vistas em inúmeros vestibulares, e também aparecem entre questões do ENEM:
- Iracema ─ José de Alencar (1865);
- Vidas Secas ─ Graciliano Ramos (1938);
- Sagarana ─ João Guimarães Rosa (1946);
- Alguma Poesia ─ Carlos Drummond de Andrade (1930);
- Memórias Póstumas de Brás Cubas ─ Machado de Assis (1881);
- A Hora da Estrela ─ Clarisse Lispector (1977).