Para a alegria dos participantes do ENEM de 2022, a inscrição antecipada SISU PROUNI e FIES já foi divulgada. De acordo com o órgão, as inscrições irão acontecer durante o carnaval. A seguir, você confere na íntegra o novo calendário. Acompanhe:
Inscrição antecipada SISU PROUNI e FIES
A princípio, o Ministério da Educação (MEC) informou a inscrição antecipada para 3 programas estudantis 2023/1. De acordo com o instituto, o processo de inscrições vai acontecer em fevereiro, durante o carnaval.
A seguir, você confere as datas oficiais para se programar e efetuar sua inscrição antecipada SISU PROUNI e FIES no próximo ano:
SISU
- Inscrições – 16 a 24 de fevereiro;
- Resultado – 28 de fevereiro.
PROUNI
- Inscrições – 28 de fevereiro a 3 de março;
- Resultado 1ª chamada – 7 de março;
- Resultado 2ª chamada – 21 de março.
FIES
- Inscrições – 7 a 10 de março;
- Resultado – 14 de março.
É válido ressaltar que, caso o candidato perca os prazos de inscrição antecipada SISU PROUNI e FIES, ele não terá como concorrer às vagas oferecidas pelos programas estudantis.
Editais oficiais
Atualmente, os editais dos três processos seletivos serão publicados somente no mês de janeiro. Os documentos vão detalhar os cronogramas completos e as regras de cada processo seletivo para que os candidatos possam se programar.
Desse modo, o Ministério da Educação (MEC) ainda irá divulgar os quantitativos de vagas para a primeira edição de 2023 do SISU PROUNI e FIES.
Vale lembrar que, em todos os processos seletivos, a classificação é feita com base na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2022. Entretanto, para o Programa Universidade para Todos (PROUNI) também serão válidas as notas obtidas no Enem de 2021.
Enquanto isso, quem deseja tentar o Financiamento Estudantil (FIES) para financiar os custos de uma universidade privada, o critério analisado é a participação em uma das edições do Enem, a partir de 2010 até a mais recente. Respeitando esses critérios, os candidatos podem participar da inscrição antecipada 2023/1.
SISU PROUNI e FIES são programas de extrema importância, criados pelo Governo Federal. Graças a eles, milhares de estudantes têm acesso às universidades públicas e privadas do Brasil.
Atualmente, grande parte das universidades brasileiras é parceira dos programas. Com o SISU, os alunos beneficiados não precisam da nota do vestibular para conseguir uma vaga, somente a nota obtida no ENEM.
Enquanto isso, o PROUNI se destina a conceder bolsas de estudo de, no mínimo, 50% para os alunos ingressarem em faculdades privadas. Já o FIES permite que o aluno financie os custos mensais da universidade e pague somente após ter se formado!