Você sabe o que é o novo ensino médio 2023? Veja agora o que muda e como funciona o novo sistema para os alunos das escolas brasileiras.
Novo Ensino Médio 2023
O novo ensino foi introduzido nas escolas brasileiras no ano de 2022 e ele já é válido para os alunos do primeiro ano.
Por enquanto, apenas algumas escolas do nosso país passaram por essa reforma na estrutura educacional. A previsão é de que até o ano de 2024, todas as escolas estejam adeptas às mudanças.
Como vai funcionar?
De acordo com o MEC (Ministério da Educação) o novo ensino médio foi uma medida estabelecida pela lei nº 13.415/2017 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
A nova legislação estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais.
Dessa forma, ao chegar no final do ensino médio, o aluno precisa ter, no mínimo, 3 mil horas de aulas.
A partir desta nova carga horária, 1800 horas serão destinadas para as disciplinas obrigatórias da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Também foi estabelecido a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional de cada aluno.
O que são os itinerários formativos?
- Matemática e suas Tecnologias;
- Linguagens e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Qual o objetivo do novo ensino médio 2023?
A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens do Brasil.
E garante de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mercado do trabalho e da vida em sociedade.
O que mais muda com o novo ensino médio 2023?
Outra importante mudança no ensino médio é o chamado Projeto de Vida. Uma das funções das escolas é apresentar um direcionamento para a vida dos alunos fora da escola.
Porém, isso nunca foi feito de maneira eficiente. Por esse motivo, o Novo Ensino Médio terá uma nova disciplina, o chamado de Projeto de Vida.
Os professores, através de conteúdos e explicações, irão ajudar os estudantes a refletirem sobre o futuro e o que desejam fazer para seguir o mercado profissional.
Nesse sentido, os alunos serão auxiliados nas escolhas de profissões, faculdades e cursos, que se encaixam em seus objetivos a curto, médio e longo prazos.
Para isso, as aulas serão focadas nos propósitos pessoais, profissionais e sociais do jovem.
Já a forma como isso será aplicado dependerá exclusivamente do método de ensino da escola, visto que o Projeto de Vida pode ser uma matéria especial ou apenas um conteúdo de outras.
Quais os benefícios do novo ensino?
Um dos benefícios do novo ensino mais importantes, são as aulas que a partir de agora devem corresponder às necessidades e às expectativas dos alunos.
O objetivo dessa transformação é continuar fortalecendo o protagonismo do jovem estudante, na medida em que possibilita aos mesmos escolher o itinerário formativo no qual desejam aprofundar seus conhecimentos.
Que, por sua vez, contribuirá para maior interesse dos jovens na escola e, consequentemente, para sua permanência e melhoria dos resultados da aprendizagem.