O que é o pacto EJA?

O Governo Federal tem trabalho para acabar com o analfabetismo no Brasil, e recentemente lançou um projeto específico com esse objetivo, mas você sabe o que é o Pacto EJA? Se você ainda não se inteirou sobre esse importante programa educacional, veja aqui tudo que precisa saber.

Jovem adulto estudante segurando livros posa sorridente com colegas ao fundo
Imagem: Freepik

Direito por lei

A Constituição Federal Brasileira, publicada em 1988, estabeleceu diversos direitos básicos do cidadão, incluindo a educação. E dentre as metas definidas para sustentar esse direito, o artigo 214 determinou alguns compromissos do Governo, entre eles, o de erradicar o analfabetismo.

Em 2009 uma emenda constitucional modificou este artigo, o reafirmando, definindo um prazo e formas específicas de cumprir essa meta. Contudo, ainda assim, o Governo está longe de conseguir cumprir esse objetivo.

Adultos assistem aula
Imagem: Freepik

O que é o Pacto EJA?

Neste ano o Governo Federal lançou um programa educacional com o propósito de acabar com o analfabetismo no Brasil. Nomeado como Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, o projeto tem sido chamado de Pacto EJA.

Por meio do programa, que vai receber investimento de R$ 4 bilhões nos próximos quatro anos, o Ministério da Educação (MEC) tem o intuito de recuperar o EJA no país. E para isso vai retomar  programas e ações com esse objetivo, que tiveram seus orçamentos congelados nos últimos anos.

Veja na tabela abaixo, os valores que serão investidos em cada ação, programa e estratégia do Pacto, neste período:

Planilha de investimentos do Governo Federal em Pacto EJA
Imagem: Gridmidia

 

Jovens adultos em aula em laboratório de informática
Imagem: Freepik

Perspectivas do Pacto EJA

O Governo Federal espera  gerar em torno de 3,3 milhões de novas matrículas na EJA, para  tirar o Brasil do analfabetismo, por meio do Pacto EJA. Também tem a intenção de ofertar 900 mil vagas para estudantes e 60 mil bolsas para educadores populares no Programa Brasil Alfabetizado (PBA).

Dentre suas metas definidas, o projeto ainda tem o objetivo de incentivar quem não concluiu a educação básica, a voltar e se manter estudando, por meio de ações de assistência estudantil. Além de distribuir material didático adequado à modalidade e formar mais professores para atuar no EJA.

Jovem adulto fazendo prova
 Imagem: Freepik

Como o Pacto EJA vai funcionar?

Para conseguir alcançar todas as metas estabelecidas, e assim acabar com o analfabetismo no Brasil, o Pacto EJA vai agir através de diversas ações. De acordo com o que foi divulgado pelo MEC sobre o programa, foram previstas as seguintes ações para ajudar os estudantes:

  • Incentivar jovens e adultos a concluírem a educação básica, por meio de campanhas publicitárias nacionais com busca ativa nos territórios;
  • Construção do CadEJA, uma plataforma com informações de bases de dados oficiais sobre jovens e adultos não alfabetizados, para que as redes de ensino ofertem o EJA.
  • Inclusão de mais de 135 mil alunos da EJA de nível Médio, no programa de auxílio estudantil Pé-de-Meia;
  • Estímulo para formação de parcerias entre  institutos federais (IFs) e redes de ensino, para que promovam juntos a EJA integrada ao ensino profissional técnico;
  • Criação de salas de acolhimento nas escolas, voltadas ao atendimento de crianças entre 4 e 12 anos, que vão ser de responsabilidade de estudantes da EJA. 
  • Garantia de acesso facilitado ao estudo, com horários, espaços e currículos diversificados para os alunos da EJA;
  • Incluir a EJA desenvolvida em espaços de privação de liberdade nas maioria das ações do Pacto, com o intuito de ampliar as matrículas deste público específico.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.