Você já deve ter ouvido por aí alguém falando que quer fazer PhD, para melhorar o currículo e ter melhores chances no mercado de trabalho. Mas você sabe o que é PhD, para que serve e se ele realmente proporciona salários mais altos? Esclareça essas e outras dúvidas aqui.
O que é PhD?
Primeiramente é preciso explicar que, PhD é a abreviação de Philosophiae Doctor, que em português se traduz como Doutor em Filosofia. No entanto, apesar do nome, esse nível de estudo não se refere somente a estudantes de Filosofia, se estendendo ao estudo de muitas outras áreas de conhecimento.
Em resumo, o PhD é uma etapa do ensino superior em que o estudante aprofunda seus conhecimentos em sua área de formação. Dessa forma, adquire total domínio de sua área, se tornando capaz de desenvolver pesquisas originais.
➜ Bolsa CNPq 2024: Valor, Quem tem Direito e como Solicitar.
Quem pode ser PhD?
Para fazer um PhD você precisa já ter graduação e mestrado na área de interesse ou relacionada, além de um projeto de pesquisa. Isso porque você precisa passar por um processo seletivo, no qual vai apresentar seu projeto, currículo acadêmico e carta de intenções, e participar de uma entrevista.
Qual é a diferença entre PhD e doutorado?
PhD e Doutorado são títulos acadêmicos de mesmo nível, ou seja, são basicamente a mesma coisa, o que os diferencia é a instituição que os confere. Enquanto as universidades brasileiras conferem títulos de Doutorado, o PhD é concedido por países americanos, ingleses e europeus.
➜ Edital do Bolsa Idiomas 2024: Edital Aberto! Faça sua Inscrição.
Para que serve o PhD?
Para começar, o PhD serve para você aprofundar seus conhecimentos em uma determinada área de conhecimento, o que por si só já é muito bom. Além disso, esse conhecimento torna você um especialista, e consequentemente uma autoridade para falar sobre temas desta área.
Sendo um PhD você pode ainda contribuir para os avanços no estudo de sua especialização, desenvolvendo pesquisas e fazendo novas descobertas. Com esse nível de conhecimento e capacidade você conquista mais facilmente reconhecimento profissional e prestígio.
Por fim, o PhD é um nível de qualificação que abre muitas portas no mercado de trabalho, proporcionando acesso a cargos de liderança. Você será mais considerado que profissionais sem PhD, para liderar pesquisas e prestar consultoria, em áreas que demandam alto conhecimento e inovação.
Ter PhD aumenta o salário?
De uma forma geral ter um PhD pode sim fazer você ter um salário melhor, principalmente em áreas que têm mais demanda que profissionais com esse tipo de especialização. Porém, é preciso entender que você não vai receber um grande aumento salarial assim que se formar.
É preciso ter paciência e construir sua carreira, adquirir experiência na área de atuação, saber onde buscar as melhores oportunidades. Ao contrário de outros níveis de estudo, quando se fala de PhD, o setor público não oferece remunerações melhores que a iniciativa privada.
Outro fator a se considerar é a área em que vai se especializar, pois, como já mencionado, algumas não têm tanta demanda, por isso pode não compensar o investimento. Até mesmo a região onde você deseja trabalhar deve ser considerada, já que as remunerações mudam muito de uma para outra.
Não há como fazer uma comparação exata de faixas salariais de PhD em geral, devido a todos esses fatores. Mas, de acordo com a Associação Nacional dos Centros de Pós-graduação em Economia (ANPEC), a faixa salarial de professores com PhD, por exemplo, chega a ser 50% maior.
Já o IBGE indicou que o rendimento mensal de profissionais com doutorado, chega a ser 2,4 vezes maior do que quem tem níveis inferiores de estudo. Lembrando que o doutorado tem o mesmo nível do PhD, somente menos prestígio.
E se você tiver interesse em morar fora após fazer seu PhD, vai gostar de saber que nos Estados Unidos os profissionais com essa formação ganham até 33% melhor.