Você está perdido sem saber o que estudar para concurso público Nível Médio em 2024? Esta é uma barreira para muitas pessoas, mas seguindo as dicas que você vai encontrar neste artigo seus estudos vão fluir muito mais fácil!
O que estudar para concurso público Nível Médio em 2024?
Uma coisa na qual todos devemos concordar é que o cenário do concurso público de nível médio no Brasil é uma trilha desafiadora. A concorrência é enorme para a maioria das vagas, é só saber o conteúdo nem sempre é o suficiente.
Por outro lado, esse tipo de concurso também é a oportunidade de milhões de brasileiros realizarem o tão sonhado sonho da estabilidade profissional.
Neste artigo, vamos abordar o que caracteriza um concurso público desse tipo, os conteúdos que aparecem nas provas, como ela funciona e a dinâmica da redação.
Confira também dicas valiosas sobre como se preparar de forma eficiente para alcançar o sucesso e conquistar um emprego.
O que cai na prova de concursos de nível médio?
Antes de mais nada, é preciso entender que o concurso público de nível médio é um processo seletivo promovido por órgãos governamentais.
Dito isso, seu intuito é o preenchimento de vagas que exigem, como requisito mínimo, a conclusão do ensino médio — afinal, o nome é “concurso público de nível médio”.
Mas por ter o ensino médio como requisito principal, estas são vagas amplamente disputadas, já que uma boa parcela da população se encaixa na categoria.
Por outro lado, isso significa também que apenas conteúdos presentes na grade curricular do 1° ao 3° ano do ensino médio caem na prova.
Conteúdos que mais caem em concursos públicos
Tirando os conhecimentos específicos que vão depender da vaga a qual uma pessoa está se candidatando, estes são os assuntos mais recorrentes em concursos públicos:
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Informática;
- Atualidades;
- Noções de Matemática básica;
- Noções de Direito Constitucional e Administrativo.
Mas é bom notar que Língua Portuguesa geralmente tem um peso bem maior do que outros conteúdos, assim como Matemática.
Dependendo da vaga, conhecimentos sobre direito e administração também podem fazer a diferença na hora de conseguir ou não uma posição melhor no concurso.
Por isso, você deve sempre prestar atenção ao que deve estudar para cada concurso.
Tem redação no concurso público?
Uma parte fundamental de qualquer concurso público é a prova de redação. Nela, os participantes devem recorrer sobre um tema específico, dependendo da banca examinadora, o cargo pretendido e o edital da seleção.
No geral, a redação é do tipo dissertativo-argumentativo, onde a pessoa deve dar sua opinião sobre determinado tema, defendendo seu ponto de vista.
Ao participante são cobrados argumentos e exemplos que deem suporte a suas ideias. Mas também é necessário escrever com coerência e coesão sobre o tema.
Neste sentido, o domínio da norma culta, a compreensão do tema, o atendimento ao gênero textual e a sofisticação do repertório sociocultural são itens aos quais o participante deve prestar o máximo de atenção.
Como estudar para concurso público de nível médio sozinho?
Mas agora que você já tem uma ideia do que cai nessas provas, vamos aprender técnicas de como estudar para concurso público Nível Médio em 2024.
E pra ser honesto, uma das melhores opções é fazer um cursinho preparatório voltado para aquele concurso. Não só eles levam em consideração os assuntos que você precisa estudar como são completamente focados no exame.
Entretanto, nem todo mundo tem tempo ou dinheiro para acompanhar um desses cursinhos, o que nos leva a segunda melhor opção: estudar por conta própria.
Quantas horas estudar por dia para concurso?
Mas na hora de estudar sozinho, não existe uma fórmula específica que funcione para todo mundo.
O primeiro passo é dividir os tópicos que você tem que estudar de acordo com sua prioridade — geralmente os que você tem mais dificuldade ou aqueles que valem uma pontuação maior.
Depois disso, você deve organizar seu tempo disponível para estudo, montando um cronograma, para não deixar nada de fora.
O tempo que você deve disponibilizar para os estudos vai depender dos seus horários livres. Mas o recomendado é que você estude pelo menos duas horas por dia, descansando aos fins de semana.
Entretanto, pessoas com mais tempo livre podem dedicar de 4 a 6 horas por dia para os estudos tranquilamente. O que importa é se dedicar ao máximo, considerando sua disponibilidade.