Você já sabe o que estudar para o Concurso Nacional Unificado? Confira aqui do que se trata e o que estudar para participar da nova modalidade de concurso público!
Concurso Nacional Unificado: o que estudar?
Se você ainda não conhece o Concurso Nacional Unificado, ou CNU, pode estar perdendo uma das maiores chances de conseguir um cargo com o Poder Executivo Federal.
O CNU já é considerado por muitos como o “Enem dos concursos”, uma vez que concentra uma série de concursos autorizados para seleção de servidores públicos.
Entretanto, várias dúvidas já surgiram sobre ele, incluindo como a prova deve funcionar, os assuntos que vão cair e os assuntos que vão cair nela.
Neste artigo vamos mostrar o que você deve estudar para o Concurso Nacional Unificado em 2024!
O que é o Concurso Nacional Unificado?
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) está liderando a nova modalidade de concurso público no Brasil.
Nele, 6.640 servidores serão selecionados para trabalhar em 21 órgãos públicos federais, através de uma prova que acontecerá no dia 5 de maio de 2024, em 220 cidades.
Dito isso, o novo modelo de concurso surgiu para auxiliar órgãos públicos que relataram dificuldades em organizar seus próprios concursos e democratizar o acesso às vagas.
Como funciona?
O próprio governo está chamando a nova modalidade de “Enem dos concursos”, porque assim como no ENEM, a ideia é que a pontuação de um único exame possa ser utilizada em diferentes situações.
Ou seja, ao invés de se candidatar em diversos concursos públicos, uma pessoa pode, em teoria, fazer apenas o Concurso Nacional Unificado e concorrer a várias vagas de uma vez.
Por outro lado, é preciso ficar de olho onde a nota poderá ser utilizada, já que nem todos os órgãos públicos aderiram ao novo modelo.
O que estudar para o Concurso Nacional Unificado?
A banca responsável pelo CNU é a Fundação Cesgranrio e os editais do concurso já estão disponíveis nas plataformas oficiais do governo.
Desta vez, o exame vai acontecer em duas partes, assim como diversos vestibulares e concursos.
Na primeira, os participantes vão enfrentar questões objetivas comuns para todas as áreas, enquanto na segunda haverá questões específicas e até dissertativas para o tema escolhido.
O que estudar para a prova geral
Na prova geral, os participantes vão se deparar com conteúdos voltados para os seguintes temas:
- Língua portuguesa;
- Raciocínio lógico e quantitativo;
- Conhecimentos sobre as bases constitucionais do Estado e funcionamento da administração pública;
- Fundamentos do direito administrativo;
- Valorização do “ethos” público, da realidade brasileira e das relações entre Estado;
- Políticas públicas e desenvolvimento nacional.
Já no caso das provas específicas, o participante deverá conferir o edital de acordo com sua escolha de bloco temático, como informado nesta página.
Quantas horas estudar por dia para concurso?
Quando se estuda para concurso públicos, uma das preocupações dos participantes é de quantas horas eles precisam disponibilizar para os estudos.
Entretanto, mais importante do que isso é organizar bem o seu tempo para cobrir todos os tópicos necessários e absorver o máximo de informações possível.
Mesmo assim, uma das dicas para quem vai estudar para o Concurso Nacional Unificado é disponibilizar pelo menos de 3 a 5 horas por dia para os estudos.
Além disso, a pessoa deve sempre focar nas matérias que mais tem dificuldades, ou aquelas que valem uma pontuação mais alta.
Inscrições para o Concurso Nacional Unificado
As inscrições para o Concurso Nacional Unificado estarão abertas a partir do dia 19 de janeiro e vão até o dia 9 de fevereiro.
Pessoas interessadas terão que usar o aplicativo Gov.br e ao finalizar suas inscrição deverão gerar e pagar uma Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$60,00, para vagas de nível médio, e de R$90,00, para vagas de nível superior.
Por outro lado, quem estiver registrado no CadÚnico, doadores de medula óssea e quem cursou ou cursa faculdade pelo Fies, ou ProUni, têm direito à isenção.