O que estudar para ser Diplomata 2024? Se você já se fez esta pergunta, nós trouxemos respostas que vão te ajudar! Então, se você quer sabe por onde começar, quanto tempo, nível de dificuldade, entre outros pontos, este artigo é indispensável.
Como ser diplomata?
A carreira diplomática, sem dúvida, é uma das mais prestigiadas do Brasil. Os diplomatas são responsáveis por representar o país em outros países, promovendo os interesses brasileiros no exterior.
Para ser um diplomata, é preciso ser aprovado no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). Ele é feito pelo Instituto Rio Branco, órgão encarregado da seleção, treinamento e aperfeiçoamento de diplomatas.
O que devo estudar para Diplomata?
O CACD é composto basicamente por duas fases. No entanto, a segunda fase se fragmenta e pode totalizar até “quatro fases”:
- Primeira fase: é composta por uma prova objetiva de conhecimentos gerais e uma prova discursiva de língua portuguesa. No último ano caíram questões relacionadas a história do Brasil e do mundo, Inglês, Geografia, Economia, Política Internacional, Direito, além do português.
- Segunda fase: é composta por três provas discursivas de língua estrangeira, história do Brasil, política internacional e direito internacional público. Além disso, é necessário produzir redações em português, inglês, e realizar duas traduções.
Portanto, visando se preparar para o CACD, é importante estudar as matérias que destacamos acima. Alguns dos principais temas abordados são:
- Conhecimentos gerais: história, geografia, atualidades, economia, sociologia, entre outros;
- Língua portuguesa: gramática, interpretação de texto, produção de texto;
- História do Brasil: história do Brasil desde a colonização até os dias atuais;
- Política internacional: relações internacionais, direito internacional público, organizações internacionais;
- Direito internacional público: normas jurídicas que regem as relações entre os países.
É difícil passar no Concurso para Diplomata?
Sim, o CACD é um concurso considerado bastante difícil. Afinal, a taxa de aprovação é geralmente inferior a 1%. Então, para aumentar as chances de aprovação, é importante estudar com dedicação e planejamento.
Quantos anos de estudo para passar no Concurso de Diplomata?
Não há um tempo mínimo ou máximo de estudo necessário para passar no CACD. No entanto, é indispensável ter uma base sólida em todas as matérias cobradas na prova. Para isso, é recomendado estudar por pelo menos um ano, de forma consistente.
Qual é o perfil de um diplomata?
Sendo um cargo muito disputado, não basta apenas ter conhecimentos específicos. Assim, um diplomata deve ser um profissional que tenha algumas características como:
- Excelente formação acadêmica: é necessário ter um diploma de curso superior em qualquer área;
- Domínio de idiomas: é indispensável ter fluência em pelo menos dois idiomas estrangeiros;
- Habilidades de comunicação e negociação: o diplomata deve ser capaz de se comunicar de forma clara e eficaz, tanto em português quanto em língua estrangeira;
- Conhecimentos de política internacional: sem dúvida, é fundamental ter um bom conhecimento das relações internacionais e do cenário geopolítico mundial;
- Habilidades de análise e resolução de problemas: como lida com relações humanas, este profissional precisa analisar situações complexas e encontrar soluções eficazes;
- Resiliência e adaptabilidade: o trabalho de diplomata exige flexibilidade e capacidade de adaptação a diferentes culturas e situações.
Qual o valor do salário de um Diplomata?
O salário inicial de um diplomata pode começar em torno de R$ 19.635,00. No entanto, com a progressão na carreira, o salário pode superar os R$ 30.000,00.
Concluímos outro artigo e agora você já sabe o que estudar para ser Diplomata 2024. Mas para cristalizar ainda mais o seu conhecimento até aqui, não deixe de conferir o vídeo que destacamos abaixo para te ajudar ainda mais.