Oficina de Libras no Senac: Requisitos, preço e certificado

Se você já tem uma boa noção da Língua Brasileira de Sinais e gostaria de aprofundar seus conhecimentos, precisa se informar sobre a Oficina de Libras no Senac. Então, veja aqui tudo que você precisa saber sobre a formação.

Jovem praticam Libras em sala
Imagem:  Freepik

Oficina de Libras no Senac

Um curso livre, a Oficina de Libras no Senac foi criada com o propósito de ampliar vocabulário e conversação, buscando por uma fluência no idioma. Para isso, as aulas são focadas em assuntos e temas cotidianos, incluindo o aprendizado na vida e experiências dos alunos.

Durante o curso, você vai ter a oportunidade de aprimorar suas habilidades de expressão, a partir do uso de técnicas de Libras, da gramática e do seu repertório. Também será capaz de praticar o que aprender em conversações comuns em seu dia-a-dia.

Por fim você concluirá este curso Senac com uma vocabulário maior em Libras, sabendo usar configurações de mão, expressão facial e corporal adequados. Além das aulas práticas com metodologia dinâmica, e aulas interativas em grupo, com uso de jogos e vídeos.

Professor de Libras ensina sinais para alunos
Imagem: Freepik

Quem pode fazer a Oficina de Libras no Senac?

Para fazer a Oficina de Libras no Senac, é preciso se encaixar nos critérios de participação do curso estabelecidos pela instituição. Dessa forma, antes de se inscrever, é melhor verificar se você atende aos seguintes requisitos mínimos:

  • Ter no mínimo 13 anos de idade completos;
  • Ter pelo menos até o 5º ano do Ensino Fundamental;
  • Ser capaz de ler, escrever e interpretar textos em Português;
  • Ter concluído o curso Língua Brasileira de Sinais 2 do Senac há menos de oito meses, ou  comprovar conhecimento equivalente por meio de teste de nível da instituição.

Qual a duração da Oficina de Libras no Senac?

Como um curso livre de curta duração, a Oficina de Libras no Senac tem uma carga horária total de apenas 20 horas. Dependendo do número de aulas por semana, o curso pode ser desenvolvido entre 15 dias e dois meses, e se aprovado, você sai com Certificado.

Aluna animada mostra para professor de Libras que aprendeu novo sinal
Imagem: Freepik

Qual o preço da Oficina de Libras no Senac?

Apesar de ser desenvolvida somente na modalidade de estudo presencial Oficina de Libras no Senac tem um valor de investimento variável de uma região para outra do país. O preço médio da formação gira em torno de R$ 300, podendo ser pago no cartão de crédito.

Mas se o valor for pesado para seu orçamento, você pode desenvolver o curso gratuitamente, desde que seja comprovadamente de baixa renda. Isso porque a instituição conta com o Programa Senac de Gratuidade (PSG), que fornece bolsas de estudos em diversos cursos, incluindo este.


Por que e como se inscrever na Oficina de Libras no Senac?

Se você quer motivos para se tornar fluente no idioma por meio da Oficina de Libras no Senac, saiba que pode ser positivo social e profissionalmente. Saber a língua vai te permitir se comunicar com pessoas surdas, e até ajudá-las a serem incluídas na sociedade, seja por prazer, ou trabalho.

Se você está interessado, só precisa acessar o portal da instituição em sua região para fazer sua inscrição. Veja abaixo como se inscrever, para, por exemplo, estudar no Senac-SP, com uma bolsa do PSG:

  1. Acesse o site do Senac São Paulo clicando aqui;
    Portal do Senac São Paulo
    Imagem: Reprodução
  2. Clique na aba Bolsas e Descontos na parte superior da página;
  3. Agora clique em Cursos Livres e Técnicos;
  4. Indique a unidade do Senac mais próxima de você
  5. Verifique se há turmas abertas com bolsa de estudo na Oficina de Libras e clique em bolsas;
  6. Verifique o período de inscrição do curso (caso o curso ainda não tenha aberto inscrições retorne ao site para se inscrever no período indicado);
  7. Clique em inscrever para bolsa de estudo;
  8. Faça login, ou um cadastro caso ainda não tenha uma conta;
  9. Confirme que tem os pré-requisitos necessários para fazer o curso clicando em sim;
  10. Preencha as informações solicitadas;
  11. Anexe os documentos solicitados;
  12. Pronto, agora é só aguardar o retorno do Senac que enviará um e-mail comunicando se sua bolsa foi ou não aprovada, e orientações para realizar a matrícula.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.