O pagamento do FIES 2025 é um assunto para muitos estudantes que estão inscritos ou pretendem participar do programa. Assim, falamos o que acontece se você não pagar, como o pagamento é feito, maneiras para quitar o FIES mais rápido, entre outros tópicos em torno deste assunto.
O que acontece se eu não pagar o Fies depois de formado?
Há sérias implicações para quem não paga o FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). É sempre importante lembrar que na prática, os estudantes adquirem um empréstimo.
Assim, ao atrasar o pagamento pode haver a aplicação de multa sobre o valor da parcela além de juros de mora de 1% ao mês. Isso, portanto, vai deixar a sua parcela ainda maior.
Além disso, há a inclusão no Cadastro de Inadimplentes (SPC e Serasa) o que dificulta a obtenção de crédito. Outro ponto a se atentar é a impossibilidade de realizar novos financiamentos estudantis, seja o Fies ou o Prouni (Programa Universidade para Todos).
Pode haver também a proibição de receber benefícios do governo, como bolsa-auxílio ou seguro-desemprego. E em alguns casos pode até ter ação judicial de cobrança, com possibilidade de penhora de bens.
Por que o saldo devedor do Fies 2025 aumenta?
Há diferentes fatores que contribuem para o aumento do saldo devedor. O primeiro fator é a aplicação de juros. A cobrança ocorre durante todo o período de financiamento.
Em casos, principalmente, de estudantes em inadimplência, há multa de mora e juros de mora, em alguns casos, há também a influência da correção monetária
Para evitar o aumento do saldo devedor você pode pagar as parcelas em dia. Também é possível amortizar o saldo devedor, ou seja, realizando pagamentos extras para reduzir o valor da dívida.
Como é feito o pagamento do Fies depois de formado?
Depois que você se forma a forma mais comum é o débito automático em conta corrente. Ela tem como base o valor máximo de 10% do salário do participante.
Você também pode optar pelo boleto bancário, disponível em agências bancárias e caixas eletrônicos, ou o Internet banking, através do site da Caixa Econômica Federal.
Para realizar o pagamento, os estudantes têm em torno de 14 anos, contados a partir da data de conclusão do curso ou do término da carência. De acordo com o momento que o aluno assinou, pode haver o período de carência de 18 meses.
É possível diminuir o valor da parcela do Fies?
Sim, existem algumas maneiras de diminuir o valor da parcela do Fies, dessa forma, você pode amortizar o saldo devedor, que já falamos antes.
Em caso de mudança na taxa Selic, você pode solicitar a revisão da taxa de juros. Além disso, você pode renegociar a dívida com o MEC em caso de dificuldades.
De todo modo, você também pode procurar orientações na secretaria da universidade em que estuda.
Como quitar o Fies 2025 mais rápido?
E se você deseja encerrar a sua dívida no FIES 2025 mais rápido, a amortização também pode te ajudar neste caso.
Os estudantes também podem solicitar a quitação antecipada, o que inclui desconto de juros. Em algumas janelas específicas, de acordo com a situação do estudante, ele pode participar de programas de renegociação.
Assim, chegamos ao fim desse artigo onde falamos sobre os principais aspectos em torno do pagamento do FIES 2025. Tem mais dúvidas? Então, te convidamos para acompanhar as atualizações diárias do NET Educação.