O perdão de dívida do Fies 2023 é uma oportunidade única para quem deseja se regularizar com o Financiamento Estudantil, por isso, é importante saber como funciona. Por isso, hoje, vamos te mostrar quem tem direito e como solicitar o perdão de dívida do Fies 2023.
Quem tem direito ao perdão da dívida do Fies?
O perdão de dívida do Fies 2023 foi uma ação que surgiu para que os devedores pudessem quitar o valor e ter 92% de desconto sobre a dívida.
Na última sexta-feira (7), o Presidente Jair Bolsonaro se reuniu com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e anunciou oficialmente a medida provisória que permite que estudantes em débito tenham desconto de até 92% no saldo devedor e parcelamento das dívidas em até 150 meses.
Fonte: gov.br
Muitas pessoas ao longo dos anos tem tentado quitar a sua dívida do Fies. No entanto, infelizmente com a pandemia a situação financeira piorou. Por isso, muitos brasileiros estavam com dívidas acumuladas do Financiamento Estudantil.
✓ Veja mais assuntos financeiros sobre o ENEM:
Pensando em facilitar a divida dos devedores, o Governo trouxe uma forma de quitar os valores. Por isso, veja as condições de perdão de dívida Fies são as seguintes:
- Desconto de 92% do valor em débito
- Parcelamento das dívidas com prazo máximo de 150 meses
Agora, com as novas condições será possível pagar o valor da dívida e finalmente quitar as mensalidades do empréstimo. Desse modo, lembre-se que o acordo continuará acontecendo com o seu agente financeiro, ou seja, o banco que utiliza para o financiamento.
Atenção: O devedor não precisará trocar de banco para iniciar o pagamento do FIES, então, fique tranquilo, pois, o processo é bem simples.
Além disso, é importante lembrar que, apesar do atual governo ter instituído o programa Desenrola Brasil, este não permite negociação de dívidas relacionadas com políticas públicas.
Você Consegue Responder essas 8 Charadas de WhatsApp?
Quem pode solicitar o perdão de dívida do Fies 2023?
Se você está com valores de pagamento do financiamento atrasado. Por isso, veja quais são os requisitos para o perdão de dívida do Fies.
As condições são válidas para os estudantes que tenham assinado contrato do Fies até 31/12/17 e que estejam com atraso de mais de 90 dias no pagamento das parcelas na data da publicação da medida provisória.
Fonte: Gov.br
Dessa forma, se você não assinou o contrato do Fies até o segundo semestre de 2017, então, não possui o perfil autorizado para solicitar o perdão de dívida do Financiamento.
O que pode cancelar a renegociação?
Algumas atitudes poderão causar a rescisão da transação. Isso porque é importante que você conheça o que deve evitar.
- O descumprimento das condições
- Ocorrência de fraude, dolo e outros
- A ocorrência das hipóteses rescisórias adicionalmente previstas no termo de transação
Fonte: in.gov.br
Desse modo, a medida provisória entrou em vigor no dia 30 de dezembro de 2021, tenha acesso a mesma e conheça em detalhes como o perdão da dívida funciona.
- Para ter acesso a medida provisória do Fies, clique aqui
É muito importante que você honre com o acordo de pagamento da dívida. Entretanto a mesma deve ser quitada conforme o novo contrato de quitação do valor.
✓ Veja todas as informações sobre a prova:
Como solicitar o perdão da dívida do Fies?
Entenda como funciona o processo para solicitar o perdão de dívida do Fies 2023, observe o passo a passo!
Apenas 2% da População Consegue Encontrar o Panda
Renegociação Fies Caixa
Para renegociar a sua dívida do Fies pela Caixa, basta acessar o portal!
- Acesse o portal da Caixa, clique aqui
- Agora, clique na simulação e siga as instruções
Apenas quem tiver o perfil aprovado poderá renegociar a dívida pela Caixa, veja quais as exigências:
- Ter contratado o FIES até 31/12/2017
- Estar inadimplente há mais de 90 dias no dia 30/12/2021
- Estar com o contrato na fase de amortização.
Fonte: caixa.gov.br
Renegociação Fies Banco do Brasil
Por fim, se o seu agente é o Banco do Brasil, então, você deve ir até a unidade para renegociar a dívida do Fies, uma vez que o Banco do Brasil não é mais parceiro Caixa para contratos feitos a partir de 2018.
No entanto, o perdão de dívida do FIES 2023 está parado até o momento. O Governo Federal ainda não publicou oficialmente sobre uma nova possibilidade de renegociar.
Porém, o Deputado Federal de Santa Catarina, Pedro Uczai (PT) já se adiantou com o assunto:
Os estudantes que recebem o Bolsa Família ou que receberam o Auxílio Emergencial em 2021, com dívidas atrasadas de mais de 1 ano até 30/06/2023, haverá o perdão de 99%”.
Fonte: Twitter (@uczai)
Para mais informações sobre o perdão de dívida do FIES 2023, continue acompanhando nosso portal!