Um dos grandes problemas para os estudantes que buscam o diploma pelo Inep é: perde o prazo Encceja 2023; e agora? Para além de começar a planejar a prova em 2024, há algumas outras boas dicas; confira!
Quando foi o Encceja 2023?
O Encceja 2023 foi aplicado em todo país no dia 27 de agosto de 2023, um domingo. De acordo com dados do Governo Federal, cerca de 1,1 milhão de pessoas inscreveram-se para a prova, com quase 90% na busca por um diploma do Ensino Médio.
O Inep, órgão do governo responsável pelo regime da prova, recebe os pedidos de reaplicação da prova por motivos de problemas de logística ou de saúde, por meio de comprovação dos sintomas de doenças infectocontagiosas que poderiam oferecer riscos no momento da aplcação.
Perdi o prazo Encceja 2023, posso fazer a prova novamente?
Os estudantes que perderam o prazo de inscrição do Encceja 2023 não têm o que fazer, afinal, nem chegaram a entrar na lista. Assim, o único caminho é inscrever-se para o Encceja 2024, visto que o cidadão está totalmente apto para entrar no novo edital.
Porém, quem não compareceu à prova mesmo com a inscrição e não apresentou justificativa dentro do edital, é preciso justificar a ausência oficialmente. Caso contrário, o estudante não poderá inscrever-se para a prova de 2024. Nesse sentido, o Inep libera um período de regularização.
O que fazer se perdi o prazo Encceja 2023?
De toda maneira, além de regularizar a situação junto ao Inep, o estudante deve encaminhar a inscrição no exercício de 2024 do Encceja. Nesse sentido, para não perder o prazo e novamente ficar fora da aplicação da prova, o ideal é verificar o edital de 2024 com antecedência.
Se o caso foi de perda do prazo para aplicação da prova, será preciso novamente realizar toda a inscrição, visto que a entrada de 2023 não vale para o exercício de 2024. Por isso, será necessário cumprir completamente o cronograma e ficar de olho nos prazos.
Quais as datas de inscrição no Encceja 2024?
O Inep ainda não liberou o cronograma do ano seguinte em razão da proximidade com a prova anterior. Porém, levando em consideração a aplicação de 2023, o período de inscrição ocorre entre maio e junho de 2024. O período de justificativa, por sua vez, acontece nos primeiros dias de abril.
Nesse sentido, há a possibilidade de que o calendário de 2024 seja parecido com o exercício de 2023. Porém, de toda maneira, é fundamental que os estudantes de todo o país fiquem de olho nas atualizações do Inep.
Perdi o Encceja 2023; dicas para não perder de novo!
Veja dicas para não perder a prova em 2024:
1. Fique de olho nas atualizações
O nosso site de dicas para estudantes traz as últimas atualizações de cronograma e de calendário do Encceja. Além disso, é preciso ficar de olho também nas páginas oficiais do Governo Federal e do Inep, desde o final de 2023 quando começam a sair os editais.
2. Planeje-se com antecedência
O ideal é fazer a inscrição logo nos primeiros dias, visto que deixar para depois pode resultar em esquecimento e em uma nova perda do prazo. Além disso, nas proximidades do exame, planeje toda a agenda e o deslocamento até o local de aplicação da prova.
3. Fique de olho na reaplicação
Muitas vezes, a perda da prova não é por descuido, mas sim pelos problemas de saúde e de logística que estão previstas nos editais. Por isso, saiba que é seu direito ir atrás da reaplicação, e fique também de olho nos prazos e nas condições.