Perdeu a inscrição do Encceja 2023: Veja outras formas de conseguir o certificado

Muitos jovens e adultos não se planejaram bem e acabaram perdendo o prazo de inscrição do Encceja. Se você é uma dessas pessoas, está se perguntando: “Perdi prazo Encceja e agora?” Veja aqui outras formas de obter seu diploma.

Jovem com expressão cansada e preocupada apoia queixo nos braços que estão sobre livros empilhados
Imagem: Freepik

O Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi criado pelo Governo Federal em 2002, como uma forma de facilitar a formação de jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade certa, na educação básica.

Realizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a prova do Encceja verifica se seus participantes podem ser considerados aptos a ter um certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

Perdi prazo Encceja, e agora?

Realizado apenas uma vez ao ano, o Encceja encerrou suas inscrições em 2 de junho e quem perdeu o prazo não terá como fazer o exame da edição deste ano, pois o Inep é bastante rigoroso quanto a seus prazos.

prepare-se!

Encceja 2023 vai ser a prova mais difícil de todas, se você não estudar isso!

Estudar!
Você permanecerá no site atual

Mas isso não quer dizer que o sonho de obter seu diploma de Ensino Fundamental ou Ensino Médio acabou, perder o prazo das inscrições não é o fim da linha, apenas uma pedra facilmente desviada rumo a sua certificação.

O Encceja não é o único meio de conquistar seu certificado de conclusão da educação básica, embora seja o mais rápido, você também pode se formar por meio do EJA ou um supletivo rápido.

jovens e adultos estudam juntos em sala de aula
Imagem: Freepik

EJA

A Educação de Jovens e Adultos – EJA foi criada pelo Governo Federal e regulamentada em 1996, por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, como uma modalidade de ensino destinada aos jovens, adultos e idosos que não conseguiram estudar na idade apropriada.

Disponibilizado tanto para conclusão do Ensino Fundamental, quanto do Ensino Médio, o EJA tem o mesmo requisito de idade mínima do Encceja, é preciso ter pelo menos 15 anos para se inscrever para nível fundamental e 18 anos para o nível médio.

A grande diferença entre EJA e Encceja, é que enquanto o Encceja é apenas uma prova, o EJA é um curso, embora bem mais curto que na educação convencional, ou seja, obter o certificado pelo EJA demora um pouco mais e exige mais tempo de dedicação.

prepare-se!

Temas da redação do Encceja 2023 que você PRECISA estudar

Conferir!
Você permanecerá no site atual

Disponibilizado tanto gratuitamente por instituições de ensino públicas, quanto por um valor de investimento em instituições de ensino privadas, a formação pelo EJA pode demorar até 4 anos para certificação de Ensino Fundamental e 18 meses para Médio.

Jovem assiste aula online e faz anotações
Imagem: Freepik

Supletivos rápidos

Embora tenham basicamente sido substituídos pelo EJA, há algumas instituições de ensino que ainda utilizam a nomenclatura supletivo para ensino voltado a jovens e adultos, mas os dois são exatamente a mesma coisa.

➜ Veja como fazer prova do Encceja 2023 em 70% do tempo!

Graças a evolução da tecnologia, que possibilita a educação à distância, os interessados em reduzir ainda mais seu tempo de estudo, podem encontrar diversas opções de supletivos rápidos, que oferecem aulas remotas, e conseguem reduzir o tempo de conclusão do curso.

Só é preciso ficar atento na hora de se matricular em supletivos rápidos, verificando antes se o curso é autorizado pelo Ministério da Educação, caso contrário seu certificado de conclusão não terá validade nenhuma.

Encceja 2024

A outra única opção, além de cursar o EJA ou um supletivo rápido, para obter seu certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio em menos tempo que a educação convencional, é ir estudando e no ano que vem se inscrever para participar do Encceja 2024.

Matrícula EJA

Para quem acha que o EJA é uma boa opção para obter seu certificado de conclusão, pode fazer sua inscrição e cursar gratuitamente na rede pública, e ainda tem a possibilidade de se inscrever a qualquer momento do ano em alguns estados.

Veja abaixo, como fazer sua inscrição, por exemplo, na rede pública estadual de São Paulo, apenas acessando o portal oficial da Secretaria de Educação (Seduc – SP):

  1. Acesse o portal de inscrição da Seduc – SP clicando aqui;
    Portal para pré-matrícula EJA na Seduc-SP
    Imagem: Reprodução
  2. Preencha os dados solicitados (Ano Letivo de interesse, Nome Completo e e-mail) e clique em enviar;
  3. Agora é só aguardar o contato da Secretária Estadual da Educação, que entrará em contato por meio do e-mail cadastrado, orientando os passos seguintes para a realização da pré-matrícula.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.