Essa é a questão do Encceja mais fácil dos últimos 3 anos: teste!

Você sabe qual é a questão mais fácil do Encceja? Pois, hoje trouxemos perguntas fáceis ENCCEJA, e se você realmente acertou, parabéns, e veja também o que você pode estudar, caso tenha ficado com dúvidas!

perguntas fáceis ENCCEJA
perguntas fáceis ENCCEJA – Imagem: Reprodução/Pexels

Quais são as perguntas fáceis do ENCCEJA?

Muitos podem acreditar que ao chegar na prova do Encceja, encontrarão apenas questões difíceis. No entanto, a prova também é composta por perguntas fáceis, também chamadas de “questões verdes”.

Vale enfatizar que o nível de dificuldade pode ser relativo, considerando principalmente, o quanto você estudou.

Portanto, não deixe de conferir o que estudar para a prova do Encceja não ser a mais difícil de todos os anos!


Que tipo de pergunta cai no Encceja?

O Encceja 2023 abrange uma variedade de disciplinas, buscando avaliar o conhecimento dos candidatos em diferentes áreas do currículo escolar.

Assim, as perguntas do Encceja geralmente são de múltipla escolha, no entanto, é possível que tenha questões discursivas, em que o candidato precisa elaborar uma resposta escrita.

Que tipo de pergunta cai no Encceja?
Que tipo de pergunta cai no Encceja? – Imagem: Reprodução/Pexels

É importante destacar que o conteúdo das perguntas do Encceja está alinhado ao nível de conhecimento esperado para cada etapa de ensino (fundamental ou médio).


Qual é a nota mínima para passar no Encceja?

Para obter a certificação do ensino fundamental, é necessário atingir um mínimo de 100 pontos em cada área do conhecimento. O exame utiliza uma escala de proficiência que vai de 0 a 180 pontos para cada uma das quatro áreas do conhecimento:

  • Linguagens e Códigos;
  • Matemática;
  • Ciências Humanas;
  • Ciências da Natureza.

Além disso, lembre que o candidato deve obter o mínimo de 5 pontos na redação. Em média, acertando cerca de 12 questões por prova, é possível passar na prova do Encceja.

De todo modo, esse valor pode variar de acordo com o método de correção da avaliação, o TRI (Teoria de Resposta ao Item).


Perguntas fáceis ENCCEJA

Agora, você confere algumas das questões que podem aparecer na sua prova e estão entre as mais fáceis de serem resolvidas.

Perguntas fáceis ENCCEJA
Perguntas fáceis ENCCEJA – Imagem: Reprodução/Pexels
  • Português:
    • Qual a diferença entre um substantivo comum e um substantivo próprio?
    • Resposta: Um substantivo comum se refere a seres ou coisas que existem de forma geral, como “casa”, “cadeira” ou “livro”. Um substantivo próprio é um nome que se refere a seres ou coisas específicas, como “Rio de Janeiro” ou “Shakespeare”.
  • Matemática:
    • Qual é a fórmula do perímetro de um quadrado?
    • Resposta: O perímetro de um quadrado é igual à soma de todos os seus lados. Portanto, o perímetro de um quadrado de lado x é igual a 4x.
Mulher respondendo gabarito
Perguntas fáceis ENCCEJA – Imagem: Reprodução/Pexels
  • História:
    • Qual é a data da independência do Brasil?
    • Resposta: A data da independência do Brasil é 7 de setembro de 1822.
  • Geografia:
    • Qual é o nome do maior oceano do mundo?
    • Resposta: O maior oceano do mundo é o Oceano Pacífico.

Por fim, é necessário enfatizar que as questões não vêm na prova exatamente do jeito que estão no exemplo acima. Afinal, elas recebem contextos, textos comparativos, imagens ou gráficos, e inserem essas perguntas no meio.

Então, por mais que você veja um gráfico, ou mapa que pareça pouco informativo para a resposta, busque extrair a pergunta central. Assim, você chegará às questões como ela realmente são, e a prova do Encceja se tornará mais fácil!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.