Por Que a NASA Parou de Estudar o Oceano? Entenda!

Uma questão que se levantou na internet nos últimos meses é por que a NASA parou de estudar o oceano? Hoje, portanto, vamos entender este assunto e a verdade por trás de uma questão que muitas pessoas querem a resposta, confira aqui.

Imagem deum satélite visto de dentro de uma nave
Imagem: Reprodução/Freepik

Qual país criou a NASA?

A NASA (National Aeronautics and Space Administration) foi criada pelos Estados Unidos da América em 1958.

Desse modo, a agência é uma parte independente do governo federal dos EUA, responsável por programas de pesquisa espacial e exploração espacial.

Em que ano a NASA parou de estudar o oceano?

A NASA nunca parou completamente de estudar o oceano, afinal, este não é o foco das suas pesquisas e missões (espaciais).

No entanto, em 2022 a agência espacial anunciou que começaria operações com a finalidade de não apenas investigar o oceano.

Assim, ao mesmo tempo que estudaria este local tão pouco explorado, ela se prepararia para possíveis cenários em outros planetas e galáxias.

Dois astronautas no espaço
Imagem: Reprodução/Freepik

Antes disso, em 2014, a agência também tentou desvendar o fundo dos oceanos, mas ao atingir cerca de 10 mil metros de profundidade o veículo ─ Nereu ─ implodiu.

Dessa forma, a NASA tem o estudo oceânico em seu catálogo, e falaremos com mais detalhes acerca do que a agência estuda.

http://Uma%20estudante%20sorri%20em%20frente%20ao%20seu%20notebook.%20Ela%20vê%20informações%20sobre%20a%20Renegociação%20FIES%202025
carreira

10 Concursos Mais Bem Pagos 2024

Salários acima de 26 Mil.

Conferir!
Você permanecerá no site atual

O que a NASA estuda atualmente?

Atualmente, a NASA se concentra em uma ampla gama de tópicos relacionados à exploração espacial, incluindo:

  • Astronomia e astrofísica: a agência estuda o universo, incluindo estrelas, galáxias, planetas e outros objetos celestes;
  • Ciências da Terra: a NASA monitora o clima da Terra e os sistemas naturais, e também estuda outros planetas e luas;
  • Exploração espacial humana: outro foco da empresa é desenvolver tecnologias para permitir que os humanos explorem o espaço profundo, incluindo a Lua e Marte;
  • Aeronáutica: há também a pesquisa por novas tecnologias de aviação para melhorar a segurança e a eficiência do transporte aéreo.
Um astronauta em superfície de um lugar com atmosfera avermelhada
Imagem: Reprodução/Freepik

Por que a NASA parou de estudar o oceano?

Como você pôde ver acima, a NASA nunca teve seu foco todo no oceano, mas há um reforço substancial para olhar para fora do país.

Afinal, durante a Guerra Fria, os Estados Unidos e a União Soviética estavam em uma corrida espacial. Assim, ambas as nações estavam ansiosas para explorar o espaço como forma de demonstrar sua superioridade tecnológica.

Com o fim da Guerra Fria, a necessidade de competir com a União Soviética diminuiu, contudo, a NASA redirecionou seu foco para outras áreas de pesquisa espacial.

Além disso, a exploração oceânica é um campo de pesquisa muito caro, no entanto, a NASA ainda realiza algumas pesquisas oceânicas, principalmente em áreas como oceanografia física e biogeoquímica.

Além disso, a agência colabora com outras organizações, como a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), na pesquisa oceânica.

Um astronauta dentro da nave é visto de costas olhando para a Terra
Imagem: Reprodução/Freepik

Outras razões possíveis para a NASA ter reduzido seu foco na exploração oceânica incluem pontos como a dificuldade de explorar as profundezas do oceano.

Há também a falta de interesse público na exploração oceânica, e até mesmo a percepção de que o oceano já é bem conhecido.

Agora você entende por que a NASA parou de estudar o oceano, mas é importante destacar que a agência nunca abandonou completamente a exploração oceânica.

Portanto, ela continua realizando pesquisas oceânicas, embora em menor escala do que no passado. É possível que a NASA volte a se concentrar nesta exploração no futuro, mas até o momento, ela ainda tem muitos projetos especiais em andamento. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.