Quer ver como usar o Portal do Aluno FIES 2024 para consultar o seu extrato e saldo devedor do programa? Então, você está lendo o artigo ideal para te ajudar nessa tarefa de um modo simples e rápido.
Como acessar o Portal do Aluno FIES 2024?
É por meio do SisFies que os alunos conseguirão acessar o portal do aluno e desse modo, encontrar as informações ou recursos que buscam.
- Então, o primeiro passo é entrar no Portal do Aluno FIES, o que você faz facilmente clicando neste link;
- Se for o seu primeiro acesso, basta localizar a janela no canto direito que destaca “Primeiro Acesso“, a partir dali, você poderá se cadastrar no sistema;
- Quando for realizar o seu login, utilize o seu CPF e a senha de cadastro;
- Ao navegar pelo Portal do Aluno, você consegue encontrar todos os detalhes do seu financiamento FIES.
Como consultar o extrato e saldo devedor do FIES 2024?
Outro caminho que os alunos podem seguir além do SisFies é por meio do site da Caixa. É importante se direcionar ao portal do FIES 2024, o que você pode fazer por meio desse link.
Em seguida, role a tela até encontrar a parte de “Boletos“, então, siga a orientação e entre no site https://sifesweb.caixa.gov.br. Neste site, após fazer o login, procure por Contrato FIES > Contrato > Boletos em aberto.
Além disso, hoje os participantes também podem contar com o aplicativo FIES CAIXA, disponível para Android e iOS.
Tenho que pagar o FIES se não terminar o curso?
Uma dúvida pertinente entre muitos interessados no FIES ─ e inclusive importante ─ é sobre o dever de quitar a dívida mesmo sem concluir o curso. Como qualquer outra dívida, o não pagamento desta também implica em algumas consequências.
Mesmo que não tenha ido até o final, o aluno deve pagar até o período referente ao cursado. Seja a bolsa integral ou de apenas 50%, é muito importante renegociar com o banco e quitar a dívida.
E se não pagar a dívida após concluir o curso?
Uma das maiores preocupações neste aspecto para muitos formandos é a perda do diploma. Vale destacar que as parcelas podem ser negociadas no banco, além de oferecerem juros extremamente baixos. Então, não é recomendado sob hipótese alguma, não pagar cumprir o acordo.
Entretanto, a pessoa formada não tem o seu diploma cancelado. Por outro lado, o seu nome vai para a lista de inadimplentes do Serasa. Com isso, é possível ter uma série de implicações em diversas áreas da sua vida, principalmente relacionadas a crédito pessoal.
Mais objetivamente, desse modo, quem deixa o seu nome chegar nesta lista tem o popular “nome sujo”. Então, as chances para conseguir serviços como cartão de crédito, empréstimos, aluguel de imóveis são muito baixas.
“Ah! Mas depois de cinco anos a dívida caduca…”, não é bem assim com a dívida do FIES. Isso porque o aluno tem até três vez o período de conclusão para pagar a fatura.
Se o aluno se formou em quatro anos, então ele tem até doze anos para pagar esta dívida. Após os cinco anos, a dívida possivelmente continuará aberta mesmo que você não pague. Por fim, lembre-se que a melhor opção em caso de dificuldades para pagar a dívida, é renegociar com o banco.
Com informações: Caixa, SisFies | 2