Como funcionará o Programa Escola e Comunidade lançado pelo Governo

Recentemente o Governo Federal lançou o Programa Escola e Comunidade (Proec), que será realizado em escolas de todo o país. Mas você sabe qual o objetivo e como vai funcionar este projeto? Veja aqui tudo que precisa saber.

Logo do Programa Escola e Comunidade
 Imagem:  Reprodução

Programa Escola e Comunidade

Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), o Programa Escola e Comunidade (Proec) foi criado com o propósito de promover a educação integral. Bem como melhorar a qualidade da educação pública e assim formar estudantes que vão se tornar cidadãos ativos.

Para isso, vai buscar fortalecer os vínculos entre educadores, alunos, famílias e a sociedade, incentivando a realização de projetos, por meio de auxílio financeiro e técnico. Tais ações devem ter o objetivo de promover a cidadania, cultura democrática e de paz.

Professor fala em ação de integração com a comunidade escolar
Imagem: Pexels

Como vai funcionar o Programa Escola e Comunidade?

O Programa Escola e Comunidade vai oferecer financiamento e apoio técnico para a realização de projetos de formação, com o intuito de aproximar educadores, alunos, famílias e a sociedade. Esses projetos devem ser elaborados pelos diretores das instituições de ensino participantes.

A proposta deve ser cadastrada no sistema  PDDE Interativo, do Programa Dinheiro Direto na Escola até o dia 29 de setembro. No momento da inscrição, o responsável deve também indicar um conselheiro escolar, que vai auxiliar na execução das ações do projeto proposto.

Contudo, antes disso, os secretários estaduais e municipais precisam inscrever seus estados e municípios no Programa Escola e Comunidade. O cadastro deve ser realizado no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).

Durante a inscrição dos locais, os dirigentes devem selecionar as escolas que poderão participar do Proec, além de indicar uma pessoa de seu governo para acompanhar o programa.

Professora posa com seus alunos
Imagem: Freepik

Como vão ser os projetos do Programa Escola e Comunidade?

Os projetos do Programa Escola e Comunidade devem contar com ações que vão promover a educação integral dos estudantes, envolvendo as famílias e comunidades. Também é importante que as iniciativas englobem temas contemporâneos transversais. 

Tais projetos ainda podem ser elaborados com objetivo de fomentar pesquisa científica, práticas culturais, artísticas, esportivas, de lazer e brincar; tecnologias da comunicação e informação. Assim como os direitos humanos, a saúde integral e demandas emergenciais da sociedade, entre outros.


Que instituições podem participar do Programa Escola e Comunidade

Só poderão participar do Programa Escola e Comunidade as instituições de ensino público municipais e estaduais indicadas por seus respectivos secretários da educação. Além disso, a escolha das escolas devem seguir as regras estabelecidas pelo Governo.

Dessa forma, só vão fazer parte do Proec instituições de ensino público que se encaixem nos  critérios de maior vulnerabilidade socioeconômica e maior complexidade de gestão. A meta é que o Programa Escola e Comunidade conte com a participação de até 26.036 escolas.

Professora conversa com pais de alunos
Imagem: Pexels

Oficinas para escolas participantes do Programa Escola e Comunidade

As escolas participantes do Programa Escola e Comunidade vão passar por uma oficina promovida pelo MEC. Intitulada: “Prevenção a violências: desafios da comunicação nas relações do cotidiano no ambiente escolar”, a oficina tem o intuito de desnaturalizar as violências.

Para cumprir seu objetivo, a oficina vai ensinar e incentivar que os participantes fiquem mais atentos a interação que tem com alunos, famílias e comunidade. A intenção é que se torne possível uma melhor compreensão da comunicação além da oralidade. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.