Programa Universidade Gratuita SC: Como funciona, edital e quem pode participar

Se você vive em Santa Catarina, ingressou no Ensino Superior, mas está complicado custear seu curso, precisa se informar sobre o Programa Universidade Gratuita SC. Então veja aqui tudo que precisa saber sobre, incluindo os critérios de participação.

Jovem estudante no corredor da universidade com colegas ao fundo
Imagem: Freepik

O que é o Programa Universidade Gratuita SC

O Programa Universidade Gratuita SC é uma assistência financeira criada pelo Governo do Estado, com o propósito de promover formação universitária. Realizado em parceria com instituições de Ensino Superior, o programa é voltado a facilitar o acesso de pessoas menos favorecidas à graduação.


Quem pode participar do Programa Universidade Gratuita SC?

Assim como acontece em qualquer programa assistencial público, o Programa Universidade Gratuita SC tem critérios de participação. Dessa forma, para se candidatar a gratuidade de sua educação superior, você precisa atender aos seguintes requisitos:

  • Estar matriculado em uma das universidades parceiras;
  • Ser hipossuficiente de acordo com o índice de carência (IC);
  • Ter renda familiar per capita máxima de 8 salários mínimos para cursos de medicina, e 4 salários mínimos para demais cursos;
  • Ser natural de Santa Catarina, ou pelo menos residir no estado há mais de 5 anos de sua matrícula na universidade;
  • Não ter cursado graduação anteriormente com recursos públicos estaduais (exceto cursos de licenciatura curta);
  • Preferencialmente ter se formado em instituição de Ensino Médio pública de Santa Catarina, ou ter sido bolsista de instituição privada.
Professora ouve alunos de mãos levantadas na sala de aula
Imagem: Freepik

Como funciona o Programa Universidade Gratuita SC?

Os estudantes matriculados nas universidades parceiras do Programa Universidade Gratuita SC precisam solicitar o benefício se inscrevendo no prazo determinado. O pedido será avaliado por uma Comissão de Seleção da instituição onde o candidato está matriculado.

Caso o benefício seja aprovado, o estudante terá seu curso de graduação custeado integralmente pelo programa, até que se forme. Contudo, para que receba a assistência financeira, deverá obrigatoriamente dar uma contrapartida.

Durante todo o uso do benefício, o estudante deve prestar serviço à população da região onde estuda, por 20 horas por mês. É importante que os candidatos leiam o edital do programa na íntegra, veja o documento de 2024/2 clicando aqui.

Universitárias assistem aula
 Imagem: Freepik

Quando se inscrever no Programa Universidade Gratuita SC?

O Programa Universidade Gratuita SC recebe pedidos de assistência financeira duas vezes ao ano, antes das aulas de cada semestre iniciarem. No entanto, as inscrições têm um período exato para serem realizadas, que é definido pelo edital da edição e divulgado pelo programa e pelo Governo.

Se você tem interesse em se inscrever para obter o benefício para o segundo semestre de 2024, pode fazer isso de 20 a 30 de agosto. Neste mesmo período é necessário apresentar a documentação solicitada na instituição em que estuda.

O resultado da solicitação do benefício será comunicado pela instituição ao candidato por e-mail, do dia 13 ao dia 20 de setembro.


Como se inscrever no Programa Universidade Gratuita SC?

Se você gostaria de se inscrever no Programa Universidade Gratuita SC, só precisa acessar o portal do Sistema de Ensino Superior da Secretaria de Estado de Educação de SC, no prazo determinado.

Veja abaixo um passo a passo de como fazer sua inscrição:

  1. Acesse o portal do Sistema de Ensino Superior da SED SC clicando aqui;
    Portal do Sistema de Ensino Superior da SED de SC
    Imagem: Reprodução
  2. No alto da página clique em Fazer Cadastro;
  3. Aceite os termos do LGPD;
  4. Preencha as informações solicitadas;
  5. Informe a instituição de ensino parceira em que estuda e as informações sobre sua matrícula e curso;
  6. Informe suas informações financeiras e de sua família;
  7. Preencha o restante das informações solicitadas e conclua sua inscrição;
  8. Salve ou imprima o comprovante de sua solicitação de assistência financeira;
  9. Pronto, agora é só entregar a documentação em sua universidade e aguardar o resultado de seu pedido.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.