PROUNI e ENEM 2025: Como Funciona, Diferenças e Inscrição

PROUNI e ENEM 2025 podem gerar dúvidas em muitos estudantes que desejam participar do programa. Então, hoje não vamos deixar você sair desse artigo, antes de entender a diferença e a relação entre ambos. É bem fácil, e você vai se surpreender!

Um caderno aberto em cima de um notebook
Imagem: Reprodução/Freepik

Qual é a relação entre Prouni e Enem?

Embora, esta esteja no topo das dúvidas em relação às duas iniciativas do governo, você verá que não tem segredo.

Afinal, o ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio. Ou seja, se trata de um exame como o próprio nome aponta. Sua finalidade é avaliar os alunos que estão saindo do ensino médio, principalmente, das escolas públicas.

O Prouni, por outro lado, é o Programa Universidade para Todos. Agora estamos fala de um programa do governo que utiliza a nota do Enem como único critério de seleção dos candidatos.

Ficou fácil de entender? Então, vamos simplificar um pouquinho mais! Na prática, para participar do ProUni o estudante deve ter feito o ENEM.

Abaixo nós falamos com mais detalhes sobre o Prouni, mas as notas do Enem são usadas para classificar os candidatos em cada curso e turno.

Uma mulher de jaqueta verde com as mãos abertas na altura do ombro, com dúvida em relação ao PROUNI e ENEM 2025
Imagem: Reprodução/Freepik

As bolsas são concedidas aos candidatos com as melhores notas, respeitando o número de bolsas disponíveis para cada curso e turno.

Tem que fazer Enem para conseguir Prouni 2025?

Sim, é indispensável fazer o Enem para conseguir Prouni. Afinal, o exame é a única forma de obter a nota necessária para se candidatar ao programa.

É importante lembrar que o estudante pode usar a nota das últimas duas edições para se inscrever. Além disso, os candidatos precisam atingir a pontuação mínima, que é de 450 pontos. E claro, o participante não pode ter tirado zero na redação.


O que é o Prouni?

O Prouni, como apontamos logo acima, se refere ao Programa Universidade para Todos. Esta é um iniciativa do Governo Federal que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50% do valor da mensalidade) em cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior em todo o país.

Uma aluna sentada ao ar livre enquanto escreve em seu caderno. Ao seu lado está a mochila
Imagem: Reprodução/Freepik

O processo de seleção do programa ocorre duas vezes por ano e é relativo a cada semestre. Aqui, você pode conferir o cronograma do ProUni 2025, e se orientar em relação às etapas e suas respectivas datas.

Para participar o aluno só precisa cumprir os requisitos do programa, disponível no edital, e fazer sua inscrição pelo sistema online.

Por que o ProUni é importante?

O Prouni é importante porque ele ajuda a ampliar o acesso ao ensino superior. Isso porque ele tem o foco em estudantes que não têm condições de pagar a mensalidade de uma faculdade particular.

Além disso, o programa promove a equidade social na educação, uma vez que oferece mais oportunidades para estudantes de baixa renda. Dessa forma, ele incentiva a qualidade do ensino superior, pois as instituições participantes do Prouni precisam ter um bom desempenho no Enade.

Uma jovem com o caderno na mão. A outra mão está com uma caneta que ela leva à boca. Ao mesmo tempo olha para cima em dúvida sobre o PROUNI e ENEM 2025
Imagem: Reprodução/Freepik

Pode ter Prouni e Fies ao mesmo tempo?

Sim, você pode ter Prouni e Fies ao mesmo tempo. No entanto, há uma série de requisitos que os estudantes precisam atender.

Basicamente, o estudante precisa pedir uma bolsa parcial (no ProUni), e um financiamento parcial (FIES). O pedido, portanto, deve ser para o mesmo curso, instituição e período.

Não falamos que era bem fácil entender o PROUNI e ENEM 2025? Agora você já sabe a diferença entre eles, como um se relaciona com o outro, e porque o ProUni é uma iniciativa tão importante.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.