Prova ETEC 2025: O que estudar? Apostilas e Simulados

Se preparar para a Prova ETEC 2025 é muito importante para garantir sua vaga em uma instituição de ensino de qualidade. Então, hoje falamos sobre o que você pode estudar, quando ocorre a próxima prova da ETEC, ficas para se sair bem e ainda tem mais. 

Uma menina de camiseta amarela usa seu notebook para estudar para a Prova ETEC 2025
Imagem: Reprodução/Freepik

Qual a data da prova da ETEC 2025?

Todos os anos, a Escola Técnica Estadual (ETEC), abre as inscrições para receber novos alunos em todo o estado de São Paulo.

Contudo, tão importante quanto se preparar, é não perder a data de aplicação da prova. Nesta edição, a prova vai ocorrer no dia 09 de junho às 13:00.

Agora que você já sabe, lembre-se da importância de se programar para chegar com cerca de 30 minutos de antecedência. Assim, você dá menos margem para imprevistos te tirarem da prova.

  • Tudo que você precisa saber sobre a ETEC 2025 está aqui: Notícias, Cursos, Oportunidades e mais!

Qual é a nota mínima para passar na Etec?

Na prática, não existe uma nota mínima única para passar na ETEC. Isso porque, ela varia de acordo com o curso, a concorrência e o número de vagas disponíveis.

Ao todo, os estudantes podem fazer 50 pontos, decorrente do acerto de 50 questões. Entretanto, cursos menos concorridos podem exigir cerca de 20 a 25 pontos.

Uma menina na biblioteca é vista pela fresta entre as estantes. Ela procura livros para estudar para a Prova ETEC 2025
Imagem: Reprodução/Freepik

Entre 25 e 32, você consegue passar em cursos mais difíceis e acima de 35 pontos é difícil não obter a aprovação.

De todo modo, estes números podem variar, e por isso, abaixo trouxemos alguns pontos que vão te ajudar a se sair bem na prova ETEC 2025!

Como se dar bem na prova da Etec 2025?

Para se dar bem na prova da ETEC 2025, tem alguns pilares no seu preparo, que podem fazer toda a diferença na busca pela aprovação: 

  • Estude com antecedência: um diferencial é começar a estudar pelo menos 3 meses antes da prova;
  • Faça um plano de estudos: organize seu tempo de estudo e defina metas para cada dia;
  • Estude os conteúdos mais cobrados: principalmente se você estiver com menos tempo, se concentre nos conteúdos mais cobrados na prova da ETEC, como Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Humanas;
  • Faça simulados: não deixe de usar os simulados da prova da ETEC para treinar seus conhecimentos e se familiarizar com o formato da prova;
  • Tenha uma boa noite de sono: é fundamental dormir bem na noite anterior à prova para estar descansado e com boa capacidade de concentração.
Um estudante na biblioteca faz anotações em seu caderno. Ele usa um headphone e olha para o notebook que está em sua frente
Imagem: Reprodução/Freepik

O que estudar para fazer a prova da ETEC?

Para fazer a prova da ETEC, é importante estudar os conteúdos programáticos do ensino fundamental, com ênfase nas seguintes áreas:

  • Língua Portuguesa: Gramática, ortografia, pontuação, interpretação de textos e produção textual;
  • Matemática: Números, operações básicas, álgebra, geometria e trigonometria.
  • Ciências Humanas: História, Geografia.
  • Ciências da Natureza.

Além dos conteúdos programáticos, é importante também desenvolver suas habilidades de leitura, interpretação de textos e resolução de problemas. Lembre-se que o conteúdo cobrado na prova, é referente ao ensino fundamental.

Uma menina estuda em casa. Na mesa, além do notebook, há diferentes materiais para estudo
Imagem: Reprodução/Freepik

Apostilas e simulados da prova ETEC 

As apostilas e simulados são materiais que podem otimizar o seu tempo de estudo. Afinal, eles concentram questões e explicações que têm o foco justamente na prova ETEC. 

Atualmente, no Guia do Vestibulinho, os estudantes encontram apostilas e simulados gratuitos. Há outros materiais disponíveis na internet, mas muitos são pagos. 

Outra forma de estudar para a prova ETEC 2025 pela internet gratuitamente, é usando as provas e gabaritos de edições anteriores. Para isso, tudo o que você precisa, é acessar a página de provas e gabaritos e escolher a edição que deseja conferir.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.