Se você quer saber quais são as matérias que mais caem no ENEM 2024, não deixe de ler este artigo até o final. Assim, você não apenas encontrará as matérias que deve estudar, como também outras informações importantes.
Qual é a melhor forma de se preparar para o ENEM?
O Exame Nacional do Ensino Médio, sem dúvidas, está entre as provas mais importantes de um aluno brasileiro. É por meio dele que a maioria das universidades e programas de financiamento estudantil, tem avaliado os participantes.
Desse modo, há diversas fontes para quem deseja se preparar para o ENEM de 2024. Uma das mais conhecidas é o curso preparatório, hoje é possível encontrar tanto cursos online quanto presenciais. A maioria costuma ser paga, mas é possível encontrar alguns lugares que oferecem gratuitamente.
As apostilas também são uma boa forma de estudar, principalmente pelo material físico. Não é difícil encontrar versões em PDF, o que costuma ser mais barato ou normalmente gratuito.
Outra possibilidade é consultar as provas anteriores e resolver as questões do caderno de perguntas. Vale destacar, que também é fácil localizar o gabarito, o que pode ajudar no estudo autodidata.
Quem pode participar do ENEM 2024?
Na prática, qualquer pessoa que tem condições de responder as questões, pode participar. Desse modo, aluno que estão no ensino médio ─ se formando ou não ─ ou pessoas que não estudam mais, estão aptos para participar.
No entanto, nem todos que prestam a prova do ENEM podem usar a sua nota para entrar em universidades. Pois, para ingressar em uma instituição de ensino superior, o aluno precisa ter o diploma do ensino médio.
Quais são as matérias que mais caem no ENEM?
Abaixo, reunimos as matérias que você precisa se atentar para o ENEM. Uma coisa que você precisa se atentar, é que esta não é todo o conteúdo, mas são assuntos recorrentes nas últimas edições.
Ciências Humanas e suas Tecnologias:
- História do Brasil e História Geral: em geral, as provas trazer temas como as grandes civilizações antigas, Idade Média, formação dos estados modernos, Iluminismo, Revolução Francesa, Brasil Colônia, Brasil Império, República, período Vargas, período militar, redemocratização do país, entre outros assuntos;
- Geografia: aqui os alunos verão temas como as questões ambientais, geopolítica, globalização, formação territorial do Brasil, a questão agrária, urbanização, indústria, e outros pontos;
- Sociologia e Filosofia: neste caderno caem assuntos como cidadania, cultura, ética, política, ideologia, movimentos sociais e identidade.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias:
- Física: Nesta matéria, é comum os alunos se depararem com mecânica, termodinâmica, ondas, óptica, eletricidade, eletromagnetismo, e mais;
- Química: Em química, alguns pontos em que você pode focar são: focar estequiometria, termoquímica, cinética química, equilíbrio químico, soluções, e eletroquímica.
- Biologia: As questões de biologia, normalmente abordam assuntos referentes à ecologia, genética, evolução, anatomia e fisiologia humana, diversidade de seres vivos, e outros assuntos.
Matemática e suas Tecnologias:
- Matemática: As provas costumam abordar temas como álgebra, geometria, trigonometria, análise combinatória, probabilidade, estatística, entre outros assuntos.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias:
- Língua Portuguesa: a clássica prova de português vai testar suas habilidades com leitura e interpretação de textos, gramática, literatura, redação, e um pouco mais;
- Língua Estrangeira: em língua estrangeira você deve escolher apenas uma, e se preparar para perguntas que testam a leitura e interpretação de textos, gramática, vocabulário, e mais alguns tópicos simples;
- Artes: nesta altura da prova, os alunos encontram questões que tangem basicamente manifestações artísticas, a relação entre arte e sociedade, entre outros temas;
- Educação Física: é possível que o aluno se depare com matérias como os aspectos biológicos e socioculturais do movimento humano, esportes, e saúde;
- Tecnologias da Informação e Comunicação: por fim, os participantes podem encontrar temas como os recursos tecnológicos e suas aplicações na sociedade, segurança na internet, entre outros. .
Com informações: GOV