Quem pode fazer a prova do Encceja 2023 e receber certificado?

Tem interesse em se inscrever no exame do Encceja, mas não sabe quem realmente pode se candidatar? Não se preocupe! Pois vamos te mostrar quem pode fazer a prova do Encceja 2023. Portanto, acompanhe todo nosso artigo para saber quem pode fazer a prova Encceja 2023!

publicidade
Quem pode fazer a prova do Encceja 2023
Quem pode fazer a prova do Encceja 2023

O que é o Encceja 2023

A princípio, o Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, é um exame feito para certificar de forma 100% gratuita os candidatos que não conseguiram concluir os estudos na época correta.

publicidade

Desse modo, todos os candidatos que atenderem os requisitos, podem se candidatar e realizar o exame.

Atualmente, a prova do Encceja é aplicada anualmente em praticamente todas as cidades brasileiras.

Quem pode fazer a prova do Encceja 2023
Fonte: Correio Brasiliense
publicidade

✓ Veja mais temas importantes sobre a prova:

Então, os inscritos que forem aprovados, têm direito de solicitar o certificado Encceja 2023 para pegar seu diploma de conclusão do ensino regular.

publicidade

Agora que você já entendeu como funciona a aplicação do exame, vamos entender como são as provas do Encceja 2023. Acompanhe:


Provas Encceja

Em primeiro lugar, a aplicação das provas acontece em um único dia. Entretanto, é dividida em duas etapas. Sendo elas no período da manhã e outra no período da tarde.

Além disso, é importante destacar que a estrutura das provas do Encceja são as mesmas, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio.

publicidade

Contudo, os conteúdos cobrados são diferentes. Pois cada etapa possui uma grade curricular referente ao respectivo ensino. Portanto, os candidatos farão:

  • No período da manhã (das 09h às 13h): prova composta de 30 questões de Ciências Naturais e Matemática;
  • No período da tarde (das 15h30 às 20h30): prova composta de 30 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia.

Quem pode fazer a prova do Encceja 2023

A princípio, o INEP possui regras bem definidas a respeito das pessoas que podem se inscrever para realizar o exame. Ou seja, é necessário se enquadrar nos requisitos estabelecidos pelo órgão para ter direito.

publicidade

Nesse sentido, diversas pessoas questionam quem pode fazer a prova do Encceja 2023 e receber o certificado. Especialmente aquelas que desejam participar do exame neste ano.

Quem pode fazer a prova do Encceja 2023
Fonte: Guia do Vestibulando

Conforme dados do portal EducaMais Brasil, são elegíveis para participar do Encceja 2023 todos os jovens e adultos que vivem no Brasil ou no exterior, que não terminaram os seus estudos na época apropriada.

publicidade

✓ Confira também:

Por isso, para conseguir obter o certificado é preciso estar na idade correta para cada uma das modalidades. Confira a seguir:

publicidade

Ensino Fundamental

  • É necessário ter, no mínimo, 15 anos completos no dia da realização da prova.

Ensino Médio

publicidade
  • É preciso ter, no mínimo, 18 anos completos no dia de realizar a prova.

Encceja 2023 é pago?

Agora que você já sabe quem pode participar do Encceja 2023, com certeza ficou curioso se precisa pagar para se inscrever no exame deste ano.

Nesse sentido, saiba que as inscrições são totalmente gratuitas e devem ser feitas na página oficial do INEP/ Encceja, respeitando o prazo estabelecido pelo órgão.

Fonte: Funpec
publicidade

Entretanto, é importante ressaltar que, caso o candidato se ausente de fazer a prova na data estabelecida, e não apresente justificativa, deverá pagar uma multa no valor de R$40.

Contudo, os candidatos que apresentarem justificativa dentro do prazo determinado pelo INEP, ficarão isentos de pagar esta taxa.

E se você gostou do nosso conteúdo, não deixe de se inscrever em nossa newsletter semanal para receber mais conteúdos similares a este. Boa prova!

publicidade
Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Quem pode fazer a prova do Encceja 2023 e receber certificado?

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.