Quem pode Fazer o Prouni 2024? Regras, Dicas e Inscrição

Bateu a dúvida de quem pode fazer o ProUni 2024? Este artigo tem a resposta para esta e outras questões que podem surgir na cabeça dos participantes. Não deixe de conferir e garantir que sabe de todos os detalhes antes de se inscrever.

Quem pode Fazer o Prouni 2024
Quem pode Fazer o Prouni 2024 – Imagem: Reprodução/Pexels

Como funciona o ProUni 2024?

O Programa Universidade para Todos (ProUni) surgiu em 2004, e é um programa do MEC (Ministério da Educação). A sua finalidade é ajudar estudantes brasileiros a ingressarem em instituições de ensino superior privadas do país.

Assim, o meio pelo qual o governo ajuda os estudantes, é oferecendo bolsas de estudos. Os participantes, portanto, têm duas opções de financiamento:

  • Bolsa integral: financiamento de 100% do valor do curso;
  • Bolsa Parcial: financiamento de 50% do valor do curso.
Como funciona o ProUni 2024? 
Como funciona o ProUni 2024? – Imagem: Reprodução/Pexels

Portanto, as bolsas integrais se destinam a estudantes com renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio. Por outro lado, participantes de família com renda per capita de até três salários mínimos, podem concorrer às bolsas parciais.

http://Novas%20Regras%20do%20ProUni%202024
Requisitos

Novas Regras do ProUni 2024

Bolsistas Parciais e Estudantes Pagantes

Conferir
Você permanecerá no site atual

Quem pode participar do ProUn 2024?

Como falamos acima, há dois grupos de estudantes beneficiados pelo ProUni. Mas, os participantes também precisam se enquadrar em algum dos seguintes quesitos:

  • Ter estudado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • Ter se formado no ensino médio em instituição particular, como bolsista integral.
 

Alunos que estudaram um período em escola pública e privada como bolsista, também podem se inscrever. Além disso, uma das regras mais recentes também aprovou a participação de alunos que estudaram integralmente em escola privada sem bolsa de estudos. Há outras condições também, como:

  • Ser uma pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino concorrendo aos cursos de pedagogia ou licenciatura.
Quem pode participar do ProUni
Quem pode participar do ProUni – Imagem: Reprodução/Pexels

Vale destacar que nestes dois últimos casos citados, os participantes não precisam cumprir requisitos de renda, como aponta o MEC.

Também é fundamental que os candidatos participem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste caso, o aluno pode se inscrever com as notas das duas edições mais recentes do exame. Para ser elegível o participante precisa alcançar a média de 450 pontos no ENEM.

http://Bolsas%20do%20ProUni%202024
Gratuidade

Bolsas do ProUni 2024

Quem tem Direito? Bolsa de 50% e 100%

Conferir
Você permanecerá no site atual

A média é composta pelas cinco notas do exame, entretanto, os alunos não podem zerar a redação.

Como se inscrever e dicas para seguir!

Antes de te mostrar como é simples se inscrever, vamos listar três dicas que vão te ajudar em todo esse processo seletivo:

  1. Fique de olho no cronograma: após fazer a prova do ENEM, você deve consultar o seu resultado. Em seguida, acompanhe os processos seletivos, o ProUni conta com um cronograma muito prático. Basta você acessar a página do ProUni no portal do acesso único.
  2. Leia o Edital: para muitos estes pode parecer um processo cansativo. Mas mesmo que você divida a leitura em alguns momentos diferentes, é fundamental ler este documento. Afinal, ele apresenta todos os detalhes do início ao fim do processo.
  3. Organize os seus documentos: não dá para negar que o processo, principalmente para bolsistas, pode ser burocrático. Assim, após ler no edital os documentos necessários, não perca tempo e deixe-os separados, atualize se for necessário, ou emita se não tiver com você.

Por fim, para se inscrever, o interessado tem entre o dia 28 de fevereiro a 3 de março. Portanto, basta acessar a página do ProUni dentro deste período e selecionar o ícone referente ao “Período de Inscrições

Página
Se inscrevendo no ProUni – Imagem: Reprodução/GOV

Em seguida, o processo é muito intuitivo, basta responder cada etapa com atenção. Assim, escolha as suas opções de cursos e instituições, não deixe de escolher a modalidade certa em que deseja concorrer.

Acompanhe diariamente as notas de corte, e não se esqueça que você pode mudar suas opções durante o período de inscrição.

https://www.youtube.com/watch?v=JVnErRksl7k

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.