Hoje entenderemos melhor quem tem direito ao ProUni 100%, afinal, essa é uma dúvida comum para muitos participantes. Quem deseja se atualizar sobre as regras desse programa, não pode deixar de conferir esse artigo.
Quem não pode usar o ProUni?
Sabia que existem alguns pontos que podem impedir um estudante de conseguir o ProUni? Então, antes de vermos quem tem direito à bolsa integral, vamos conferir quem não pode participar.
O primeiro ponto é a necessidade de participar de alguma das últimas duas edições do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Então, mesmo que você tenha participado do ENEM 2021, não será possível se inscrever no ProUni 2024.
Se você participou do ENEM 2022 ou 2023, tem que se atentar a outro ponto, não tirar zero na redação. E em relação a este exame, há outro caráter que pode impedir estudantes de se inscrever: não atingir a média mínima de 450 pontos.
Além disso, temos critérios socioeconômicos, entre eles, o aluno não pode exceder o limite pré-estabelecido acerca da renda familiar. Aliás, não podemos nos esquecer que O ProUni é voltado para estudantes de baixa renda.
Tem requisitos que tangem a escolaridade do aluno, entretanto, graças às atualizações no programa, esse ponto está mais abrangentes. Entretanto, com exceção de professores da rede pública, estudantes que já têm diploma de nível superior, não podem participar.
Alunos que receberam a bolsa e desistiram sem uma justificativa também não terão direito de participar de novo.
Quem tem direito ao ProUni 100%?
Como você deve saber, o ProUni 2024 oferece duas modalidades de bolsas, uma parcial (50%), e outra integral (100%). Antes havia a bolsa 25%, mas após a atualização do programa, ela não está mais disponível. Entretanto, o que vai caracterizar Quem tem direito ao ProUni 100%, é a renda bruta familiar.
“O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso.”
Fonte: MEC
Além disso, o aluno precisa se enquadrar nos outros requisitos do edital. Se a renda familiar da sua casa exceder esse valor, será possível concorrer às bolsas parciais. Como o MEC destaca para “a bolsa parcial, que cobre (50%) do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos”.
Quem deseja solicitar a bolsa integral, após se certificar de que é elegível, precisa manifestar o interesse no ato de inscrição. Basta selecionar a opção referente à bolsa, confirmar os seus dados e aguardar o resultado.
Não posso recorrer à bolsa integral do Prouni, o que fazer?
Existe uma opção muito interessante para quem busca uma bolsa integral, mas não pode concorrer de acordo com o edital. Nesse caso, você precisará combinar dois programas do governo, o ProUni e o FIES.
O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), concede financiamento estudantil integral e parcial. Portanto, ambos os editais permitem que você combine os diferentes programas.
Não deixe de conferir essa informação no edital, que inclusive, auxilia como combinar os programas. De todo modo, é fundamental que seja um pedido para o mesmo curso, período e instituição. Assim, os estudantes que visam vagam em uma universidade particular podem se formar com uma “bolsa integral”.