Química no ENEM 2023: Como Estudar, Assuntos e Apostilas

A disciplina de química no ENEM 2023 é uma das mais temidas pelos estudantes. Por conta disso, separamos detalhes sobre os assuntos, dicas de como estudar e onde o aluno pode encontrar as melhores apostilas de química no ENEM 2023.

Química no ENEM 2023
Química no ENEM 2023

O que estudar em química no ENEM 2023?

Em primeiro lugar, a disciplina de química no ENEM está inserida na modalidade de Ciências da Natureza juntamente com física e biologia.

Sendo considerada como uma das matérias de peso, química muitas vezes tem sido terror dos Estudantes devido à quantidade de conteúdos que caem no Exame Nacional do Ensino Médio e a forma como são cobrados os temas de química.

✓ Veja mais informações sobre a prova:

Em segundo lugar, assim como qualquer disciplina, o aluno precisa além de esforço, se preparar adequadamente para realização das provas. Sendo assim, identificar quais são os assuntos que mais caem aumenta consideravelmente as chances de aprovação.

De acordo com alguns professores de Ciências da Natureza, os temas de química que mais caem no Enem são:

  • Estudo de moléculas;
  • Reações inorgânicas;
  • Química orgânica;
  • Cálculos estequiométricos;
  • Eletroquímica;
  • Termoquímica;
  • Radioatividade;
  • Soluções;
  • Poluição ambiental.
Imagem: Pixabay

Assuntos cobrado no ENEM

Cada assunto é cobrado com a principal intenção de identificar a capacidade de síntese e de interpretação por parte do aluno, além de conhecer quais são os temas que mais caem na prova, o aluno precisa identificar o motivo pelo qual aquele assunto está sendo cobrado na prova.

Entretanto, os professores de química informam que o estudo de moléculas é essencial para que o aluno consiga interpretar situações problema dentro da prova.

Já o tema de química orgânica  vai ser cobrado com a principal intenção de fazer com que o aluno Identifique as funções orgânicas assim como as reações fazendo uma comparação aos dias de hoje. 

Contudo, na parte de reações inorgânicas os assuntos relacionados a ácidos, bases, sais e óxidos são os mais cobrados. Se você está estudando soluções, tenha bastante atenção em cálculos e proporções de medida.

Imagem: Portal do Enem

Sendo assim, os temíveis cálculos estequiométricos precisam de um pouco mais de atenção já que o aluno deve-se atentar aos principais conceitos assim como tipos de reagentes e saber realizar pequenos cálculos para o balanceamento das equações.

Já eletroquímica, termoquímica e poluição ambiental muitas vezes estão relacionados entre si. Entretanto,  é importante lembrar que na parte de eletroquímica serão cobrados assuntos relacionados à pilha.

Já termoquímica, variação de entalpia e poluição ambiental, assuntos destinados à compreensão de efeito estufa, ozônio ,inversão térmica entre outros.

Uma dica para estudar e ter facilidade com radioatividade, basta fazer uma revisão sobre energia nuclear e descarte adequado de lixo atômico. Veja a seguir mais detalhes e tenha dicas de como estudar química no ENEM 2023.


Como estudar química para o ENEM 2023?

Primeiramente, a principal forma de estudar Química no Enem é identificar os assuntos que mais caem. Muitas vezes,  essa é uma prática utilizada por estudantes que não terão tempo de estudar todo o conteúdo do ensino médio.

Outra dica muitas vezes clichê, mas pouco usada pelos estudantes, é a realização de exercícios que, segundo especialistas, auxiliam efetivamente na captação do conteúdo e evita que o aluno possa esquecer o assunto por um determinado tempo.

✓ Se prepare da forma correta para a prova:

Em razão disso, a utilização de vídeo-aulas também é uma excelente ferramenta que pode complementar o estudo.

Caso o aluno esteja estudando através de um cursinho pré-vestibular, os professores proporcionam suporte ao estudante caso contrário o aluno pode fazer o seu próprio planejamento de estudos e realizar um cronograma por semana.

Imagem: Guia do Estudante

Dessa forma, no cronograma deve existir espaço para revisão teórica, realização de atividades e vídeo-aulas. Veja mais detalhes e saiba onde encontrar mais suporte para estudo de química no ENEM 2023


Onde encontrar apostilas de química?

Assim como a maioria das disciplinas, os temas estão de certa forma interligados. Geralmente, quando o aluno está matriculado em um cursinho, a unidade proporciona as apostilas ou material incluso na mensalidade.

Entretanto, há uma infinidade de conteúdos disponibilizados na internet inclusive por próprios pré-vestibulares gratuitos.

Sendo assim, o portal Stoodi, assim como Brasil Escola, Guia do estudante e Descomplica são algumas plataformas que podem auxiliar nesse processo.

Por fim, é importante lembrar que há aplicativos que garantem suporte aos estudantes, muitos deles combinam as questões do Enem e oferecem gabarito para que o estudante tenha acesso ao assunto.

Por fim, para mais detalhes sobre como estudar química no ENEM 2023,  continue acompanhando o nosso Portal. 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Química no ENEM 2023: Como Estudar, Assuntos e Apostilas

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.