Recuperar Senha ENEM 2023: Recuperar Senha por E-mail e Telefone

Perdeu a senha de acesso Gov.br e não sabe o que fazer?! Hoje, vamos te mostrar como recuperar senha ENEM 2023. O ENEM possui um portal simples de ser acessado, basta recuperar senha ENEM 2023 para ter acesso às funcionalidades do mesmo.

Recuperar Senha ENEM 2023
Recuperar Senha ENEM 2023 (Imagem: Pexels)

Redefinir senha ENEM

Para recuperar senha ENEM 2023, é necessário lembrar qual foi o e-mail registrado no cadastro da sua conta. Se você não lembra qual é o e-mail cadastrado no portal Gov.br, então, acesse um a um os seus e-mails e confira a caixa de entrada.

O endereço cadastrado terá na caixa de entrada, uma mensagem do portal Gov.br. Isso porque ela é enviada no momento que o candidato faz o seu cadastro no site. Fica a dica!

✓ Você também precisar saber sobre:

Recuperar Senha ENEM 2023
Imagem: Pexels

O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

Fonte: portal.mec.gov.br

Quem pode acessar o portal do ENEM?

Para acessar o portal do ENEM, você deve querer fazer a prova do mesmo. Nesse caso, no primeiro acesso deve acontecer a criação da conta. No primeiro acesso a conta é criada, em seguida, você pode acessar o portal Gov para realizar o acesso no portal.

Atenção: Só poderá acessar o portal do ENEM, aquelas pessoas que realizaram o seu cadastro no portal Gov.br.


Como recuperar a senha do ENEM com e-mail?

O sistema do MEC foi criado para ajudar os estudantes que perderam as suas senhas, por isso, é possível recuperar senha do ENEM por e-mail e telefone

Para que haja a recuperação da sua senha do ENEM por e-mail, você deve:

    • Acessar o portal Gov.br;
    • Informe o número do seu CPF no campo de acesso;
    • Em seguida, clique na opção para continuar;
    • Clique na opção que informa que você esqueceu a sua senha e siga as instruções do site para que haja uma recuperação da mesma.
Recuperar Senha ENEM 2023
Imagem: Pexels

No momento das instruções, o portal irá enviar para o seu e-mail de cadastro instruções para que haja a recuperação da senha. Isso acontece, pois o MEC utiliza o e-mail como uma forma de assegurar de que é você que está solicitando a senha.

Saiba que é mais seguro o site enviar para o seu e-mail as instruções para a recuperação da senha, dessa forma, só você terá o acesso a mudança.

Recuperar senha do ENEM por telefone

No momento que você informar ao portal que esqueceu a senha, o mesmo pedirá a confirmação de que você é humano, então, acione a opção. Na sequência, haverá várias opções pelo qual você irá recuperar a sua senha.

Imagem: Pexels

Clique na opção de recuperação pelo número do celular, assim, o portal do ENEM enviará um código por SMS. Com o código enviado, você deve preencher os campos como pedido e redefinir a sua senha.

✓ Evite surpresas desagradáveis. Leia também:


Passo a passo para redefinir a senha ENEM 2023

Para recuperar senha ENEM 2023 é bem simples, basta acessar o portal do mesmo e informar qual tipo de recuperação deseja fazer.

 

  • Portal Gov ENEM
    • Agora, informe os dígitos do seu CPF;

 

    • Clique na opção “Esqueci a minha senha”;

 

    • Acione a opção “Sou humano” e clique em “Avançar”;

 

    • Nesse momento, você deve selecionar a forma de recuperação de senha;

 

    • Feito isso, clique em “Avançar”;
    • Agora, realize o processo como mencionado para redefinir a senha do ENEM.

Ao formular e salvar a nova senha, anote-a para evitar perdê-la ou esquecê-la, então, poderá realizar o acesso tranquilamente no portal do ENEM.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Recuperar Senha ENEM 2023: Recuperar Senha por E-mail e Telefone

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.