Se você está se preparando para o Enem, já deve ter ouvido falar que precisa ter repertório para se dar bem, principalmente na redação. Mas você sabe o que isso quer dizer? Veja aqui tudo que precisa saber e sugestões para o repertório Enem 2024.
O que é repertório no Enem?
Quando falamos em repertório no Enem, não tem o exato significado indicado no dicionário, que define como uma disposição de assuntos de modo a facilitar a consulta. Isso porque, embora seja uma listagem mental de assuntos, ela não é generalizada.
No exame o repertório é utilizado na redação, e precisa ser sociocultural, sobre fatos, situações e experiências, que tenham ligação com as áreas de conhecimento da prova. Você pode utilizar desde citações de autores até notícias relacionadas ao tema indicado pela banca.
É obrigatório ter repertório na redação do Enem?
Esse repertório é necessário para que você consiga atender totalmente a competência dois, exigida na avaliação da redação, que, segundo a Cartilha do Participante, diz que o candidato precisa:
“Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa”.
Dentro dessa competência há alguns aspectos que os avaliadores consideram na correção, dentre eles a apresentação de repertório sociocultural. Desse modo, seja um fato ou informação verificada, esse repertório precisa ser inserido como um argumento para defender seu ponto de vista sobre a proposta discutida.
Aliás, para alcançar a pontuação máxima na redação, de acordo com a Cartilha do Participante, os avaliadores analisam se o candidato:
“Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo”.
Fonte: Inep
Ou seja, não é obrigatório, você não é reprovado se não apresentar repertório sociocultural em sua redação do Enem. Contudo você só tem chances de obter a pontuação máxima se usar repertório como argumento, de forma plausível e eficiente.
Qual repertório usar no Enem?
Para ter uma noção do tipo de repertório que você pode usar na argumentação de sua redação do Enem, é preciso lembrar que precisa ser associado a uma área de conhecimento. Dessa forma, podemos pensar em exemplos como:
- Citar conceitos e suas definições;
- Mencionar fatos reconhecidos;
- Mencionar notícias lidas, indicando a fonte;
- Referenciar autores, sejam se livros, músicas filmes, filosóficos, ou de outro tipo;
- Referenciar estudos ou pesquisas indicando a fonte;
- Referenciar personalidades reconhecidas;
- Falar sobre áreas de conhecimento, referenciando profissionais reconhecidos das mesmas.
Repertório Enem 2024
Para montar um repertório Enem 2024, você precisa ter uma noção dos possíveis temas que podem ser indicados pela banca para a redação. Dessa maneira você vai conseguir determinar opções de repertório para citar em seu texto.
Então, veja algumas ideias de como criar repertório Enem 2024, baseada nos possíveis temas da redação desta edição:
- Agenda 2030 da ONU: Você pode verificar o que as Nações Unidas do Brasil tem noticiado sobre o assunto;
- Bullying e cyberbullying: Pode ler notícias sobre a nova legislação que estabelece ambos como crime no Brasil, guardando as fontes;
- Dificuldades em estabelecer uma educação inclusiva: Busque textos fundamentados falando sobre o tema, de fontes oficiais e reconhecidas, guardando as fontes;
- Saúde mental e o combate à depressão: Pesquise estudos atuais que discorrem sobre e que sugiram soluções, guardando as fontes;
- Cultura do cancelamento no meio virtual: Se informe sobre personalidades conhecidas que passaram por isso, como o fato as afetou e como elas reagiram ao ocorrido.