O resultado de matrículas escolares 2023 causa bastante dúvidas entre pais e responsáveis. Portanto, para te auxiliar, separamos dicas sobre como consultar o cadastro online e visualizar o resultado de matrículas escolares 2023. Então, confira no texto abaixo.
Como funcionam as matrículas escolares 2023?
O aluno que queira ingressar a uma rede de ensino pública – municipal ou estadual – deverá realizar a matrícula escolar em um portal online disponibilizado pelo estado para agilizar e garantir a vaga das crianças e adolescentes na rede de ensino.
Sendo assim, o cadastro dos alunos é realizado pela internet, onde você pode preencher um formulário. No portal, você também pode acessar esclarecimentos sobre as escolas disponíveis, séries e procedimentos posteriores.
✓ Veja também:
Como realizar as matrículas escolares pela internet?
A matrícula escolar pode ser realizada pela internet e deve ser feita levando em consideração a região e se a escola é municipal ou estadual.
Caso a escola seja municipal, a prefeitura é responsável pela liberação do portal. Para as escolas estaduais, as secretarias liberam os portais e a divulgação odo calendário.
✓ Veja também:
- 15 Profissões Perfeitas para Quem Quer ser Nômade Digital
- Formas INOVADORAS para Desenvolver a Habilidade da Oratória
Para realizar a matrícula pela internet, basta seguir o passo-a-passo abaixo. Usamos como exemplo a cidade de São Paulo:
- Acesse o portal oficial da Secretaria de Educação do Estado. Clique aqui;
- Em seguida, selecione o ano letivo no qual irá ingressar;
- Desse modo, informe o seu nome e e-mail;
- Clique em finalizar.
A rede municipal possui etapas semelhantes a das escolas estaduais. Portanto, siga o passo a passo a seguir para ter acesso à matrícula municipal:
- Acessar a prefeitura do seu município;
- Buscar a aba matrícula;
- Inserir os dados;
- Conferir o cronograma disponibilizado pelo site.
Documentos necessários para a matrícula escolar 2023
Seguindo o cronograma de matrículas, o pai ou responsável precisa se dirigir à escola para finalizar o processo de matrícula com:
- Documento de identificação (RG) – Certidão de Nascimento ou outro documento oficial com foto;
- CPF do estudante;
- Registro Geral (Carteira de Identidade ou CNH) do responsável legal pela matrícula do estudante;
- CPF do responsável legal pela matrícula do estudante;
- Declaração Provisória de Matrícula (DEPROV) ou Histórico Escolar;
- Comprovante de residência e/ou do local de trabalho, conforme o local indicado no ato da inscrição’
- 2 (duas) fotografias 3 x 4;
- Carteira de Vacinação, conforme Lei nº 6.345/2019;
- Número do NIS – Número de Inscrição Social Número do NIS – Número de Inscrição Social (NIS) do responsável legal pela matrícula do estudante;
Calendário da Matrícula Escolar
Cada estado possui o próprio cronograma para matrículas em 2023. Entretanto, é importante ressaltar que o preenchimento da ficha se inicia no final do ano anterior ao ingresso na escola, por volta de novembro e dezembro.
Os interessados precisam acessar o portal da matrícula no local que pretendem estudar para obter maiores informações sobre o calendário de matrículas online.
Onde acessar o resultado de matrículas escolares 2023
O resultado das matrículas escolares deve ser acessado por pessoas maiores de 18 anos. Portanto, se o aluno seja menor de idade, é importante ter um responsável para realizar o acesso. O resultado será divulgado no mesmo portal em que foi realizada a inscrição.
Além disso, durante o acesso ao resultado de matrícula 2023, o aluno pode realizar a consulta de vagas e verificar se há disponibilidade de matricula na unidade desejada. As vagas disponíveis dependem da quantidade de turmas que a escola irá formar.
Para não perder a oportunidade, você deve realizar a matrícula assim que ela estiver disponível.
Por fim, continue acompanhando nosso portal para saber mais notícias sobre o resultado de matrículas escolares 2023.