A suspensão do FIES 2025 é um recurso que podem ajudar a estudantes que, por algum motivo, não querem ou não podem continuar no programa. Desse modo, hoje veremos o que acontece após o pedido, quem pode solicitar, e até mesmo como fazer o pedido!
O que acontece se eu suspender o Fies?
Ao suspender o Fies, o estudante deixa de pagar as parcelas do financiamento por um período determinado. Isso porque, na prática, o FIES também não pagará a dívida da sua universidade.
Este pedido, portanto, pode ser feito por até dois semestres consecutivos. Durante este período, o curso também será suspenso, e o estudante não poderá frequentar as aulas.
É importante ressaltar que a suspensão do Fies não é um perdão da dívida. As parcelas suspensas serão acrescidas de juros e deverão ser pagas posteriormente, ao final do curso, junto com as demais parcelas do financiamento.
Este é um recurso que pode te ajudar em caso de imprevistos ou a real necessidade de se desligar do FIES. Mas o estudante precisará arcar com as dívidas do período utilizado.
Como pedir suspensão Fies 2025?
A solicitação de suspensão do Fies pode ser feita pelo estudante por meio do SisFIES (Sistema Informatizado do Fies). Além disso, é possível fazer o pedido acessando o site da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.
De todo modo, para realizar o pedido de suspensão, o estudante precisa cumprir alguns requisitos, de modo que é necessário:
- Estar em dia com as parcelas do Fies;
- Ter um motivo justificável para a suspensão, como:
- Doença grave;
- Dificuldades financeiras;
- Mudança de cidade;
- Trancamento de matrícula;
- Participação em programa de intercâmbio.
Quanto tempo posso suspender o Fies 2025?
O Fies pode ser suspenso por até dois semestres consecutivos. O estudante pode solicitar a suspensão novamente após esse período, mas desde que atenda aos requisitos exigidos.
A janela para fazer o pedido para o primeiro semestre vai do até o dia 15 de cada mês entre os meses de janeiro a maio. No segundo semestre, entretanto, os estudantes têm entre julho e novembro nos mesmo parâmetros.
Quem pode suspender o Fies?
O Fies pode ser suspenso pelo estudante ou pela instituição de ensino. A instituição de ensino pode suspender o Fies do estudante se ele:
- Não pagar as parcelas do financiamento;
- Abandonar o curso;
- For reprovado em mais de 50% das disciplinas;
- Não apresentar a documentação exigida.
O estudante, portanto, precisa de um motivo, e atender aos requisitos para realizar o seu pedido de suspensão do FIES 2025.
O que é aditamento de suspensão?
O aditamento de suspensão é um documento que formaliza a suspensão do Fies. Ele deve ser assinado pelo estudante e pela instituição de ensino. Desse modo, o aditamento de suspensão deve conter:
- O período de suspensão do Fies;
- O motivo da suspensão;
- As condições para o retorno do estudante ao curso;
- O valor das parcelas suspensas, com juros.
É importante se atentar antes de solicitar a suspensão do Fies, uma vez que o estudante deve se informar sobre todas as implicações dessa decisão.
Além disso, é fundamental verificar se o estudante terá condições de pagar as parcelas suspensas ao final do curso.
Agora você já conhece os detalhes da suspensão do FIES 2025 e como fazer o seu pedido. Então, não deixe de verificar mais informações na sua universidade acerca do aditamento de suspensão.
Lembre-se que o estudante pode fazer a solicitação, mas que ele deve estar atento ao período específico para fazer o pedido.